Lista de Notícias

/Coppe celebra 60 anos em cerimônia marcada por homenagens àqueles que fizeram sua história

 


A Coppe/UFRJ celebrou nesta sexta-feira, 23 de junho, os seus 60 anos, com uma cerimônia marcada por uma série de homenagens a professores e funcionários que deram grande contribuição à sua história. O evento contou ainda com homenagens ao ex-diretor da Coppe, professor Luiz Pinguelli Rosa, falecido em março de 2022, e aos professores Ericksson Almendra, diretor de Planejamento, Administração e Desenvolvimento Institucional; e Angela Uller, diretora de Tecnologia e Inovação.


Nas palavras do diretor da Coppe, professor Romildo Toledo, “este é um encontro afetivo e de memórias, para contar e ouvir histórias. Chegamos aos 60 anos mostrando vitalidade. A estrutura criada pelo professor Coimbra (criador da Coppe) permanece atual. Podemos aprimorá-la e aperfeiçoá-la sempre. Que o projeto visionário do Coimbra, aperfeiçoado pelo Pinguelli, siga a sua inspiração inicial e trabalhe os novos temas, com muito desenvolvimento tecnológico muito compromisso social”.


Para a vice-diretora, professora Suzana Kahn, recém-eleita para comandar a instituição pelo próximo quadriênio, a Coppe continuará a ser vanguarda e a expandir as fronteiras do conhecimento. “Superaremos obstáculos sendo inventivos, arrojados e sendo nós. Que venham os próximos 60 anos”.
O evento contou ainda com emocionantes discursos dos professores Ericksson Almendra, Antonio MacDowell Figueiredo e Angela Uller e dos funcionários Sonia Malvar (Registro) e Antonio Marcos Anapururs (Fundação Coppetec).


Compuseram a mesa da cerimônia o reitor da UFRJ, professor Carlos Frederico Leão da Rocha; o decano do Centro de Tecnologia, professor Walter Sumietsu; os professores Romildo Toledo, Suzana Kahn, Erickson Almendra, Angela Uller, Lavinia Borges (diretora acadêmica), Vanda Borges (diretora-adjunta de Gestão de Pessoas), Antonio MacDowell Figueiredo (diretor-superintendente da Fundação Coppetec), e Glaysdston Ribeiro (diretor-executivo da Fundação Coppetec).


Trinta e seis pessoas receberam homenagens, representando os 13 programas acadêmicos e a estrutura administrativa da Coppe: professor Alexandre Salem Szklo e Sandra Bernardo dos Reis (Programa de Planejamento Energético); professor Edson H. Watanabe e Roberto Calvet (Programa de Engenharia Elétrica);  professor Roberto Bartholo e Roberta Arruda (Programa de Engenharia de Produção); professor Webe Mansur e Marcilia Mascarenhas (Programa de Engenharia Civil); professor Nilson Costa Roberty e Josevalda Laranjeira Noronha (Programa de Engenharia Nuclear);  professor Argimiro Resende Secchi e Antônio José de Almeida (Programa de Engenharia Química); professor Antonio MacDowell de Figueiredo e Vera Lúcia Pinheiro Santos Noronha (Programa de Engenharia Mecânica); Jane Correa e professor Licínio Portugal (Programa de Engenharia de Transportes);  Ricardo Cézar Vieira da Silva Júnior e professor Guilherme Horta Travassos (Programa de Engenharia de Sistemas e da Computação); professor João Carlos Machado e Alexandre Augusto Jacobina (Programa de Engenharia Biomédica); professor Murilo Augusto Vaz (Programa de Engenharia Oceânica); professor Luiz Henrique de Almeida e Laercio Rosignoli Guzela (Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais); Rafael Calazans e professor Sérgio Camargo (Programa de Engenharia de Nanotecnologia); Lucianita Barbosa da Silva; Maria Célia Fonseca dos Santos; Sonia Conceição Malvar Castelo Branco; Bruna dos Santos Ventura; Ana Lúcia Celino de Azevedo; Fernanda Metello; Rosane Detomazzo; Antônio Marcos Anapurus; Dora da Conceição A. Vilas Porto; Neuza Fernandes Vilas Porto e Ipotyara Damiana.

  • Publicado em - 23/06/2023