Em resposta aos desafios urgentes apresentados pelas mudanças climáticas, a Global Alliance of Universities on Climate (GAUC) nasceu tendo como missão avançar nas soluções para problemas climáticos através de pesquisa, educação, divulgação pública e parcerias com organizações sem fins lucrativos e governamentais para promover rápida implementação em escala global. Incentivando cooperação e intercâmbio entre as universidades participantes, a GAUC fornece liderança nos esforços globais do ensino superior, abordando temas relacionados às mudanças climáticas, seus desdobramentos e soluções.

 

A GAUC foi iniciada pela Tsinghua University, na China, e cofundada por um grupo de mais sete universidades, sendo elas: Australian National University, da Austrália; University of California (Berkeley) e Massachusetts Institute of Technology dos Estados Unidos; University of Cambridge, Imperial College London e London School of Economics and Political Science do Reino Unido; e no Japão, a University of Tokyo. A aliança, seguindo seu lançamento em Janeiro de 2019, aprovou a adição de mais quatro membros, sendo eles: do Brasil, a Universidade Federal do Rio de Janeiro, representada pela Coppe; da Índia: Indian Institute of Science; da França: Science Po; e Stellenbosch University da África do Sul. Columbia University e Yale University, dos Estados Unidos, e a University of Oxford, do Reino Unido, se juntaram à aliança no início de 2020. Essas 15 universidades formam a GAUC.

 

O Centro Brasil-China de Tecnologias Inovadoras, Mudanças Climáticas e Energias, uma parceira da Coppe/UFRJ com a Universidade de Tsinghua desde 2009, foi fator determinante para o apoio da inclusão da UFRJ como um dos países da aliança. O Centro Brasil-China vem desenvolvendo projetos nas áreas de energias renováveis, mudança climática e sustentabilidade urbana, tendo consolidado papel importante no aprofundamento do conhecimento e contato entre pesquisadores, empresas e governos dos dois países, sendo para o Brasil um avanço para a parceria estratégica com a China, apresentando oportunidades de ampliação na cooperação e benefícios mútuos.

 

Como um dos membros da aliança, a UFRJ, através da Coppe, visa estimular as cooperações bilaterais ou multilaterais de pesquisa entre os membros da GAUC em questões-chave na ciência, tecnologia, economia e políticas relacionadas às mudanças climáticas, de forma a promover a conscientização científica e inovação tecnológica. O fortalecimento dessas cooperações é encorajado através do cultivo de talentos e na organização de projetos educativos em conjunto.

 

Site: www.gauc.net