Instituição de direito privado, sem fins lucrativos, apoia projetos de pesquisa, de desenvolvimento tecnológico, de ensino e de extensão da Coppe e de demais unidades da UFRJ. Administra contratos e convênios de projetos desenvolvidos para órgãos governamentais, privados, entidades multilaterais e empresas privadas, nacionais e estrangeiras.

Criada em 12 de março de 1993, a Fundação teve origem em um departamento da Coppe, denominado originalmente Coppetec, instituído em 1970, ano em que foi estabelecido o primeiro convênio, firmado com a empresa Furnas Centrais Elétricas. Desde então, a Fundação já administrou mais de 13 mil contratos em diversas áreas tecnológicas e de relevância para a sociedade. Atualmente, mais de 600 projetos são administrados simultaneamente pela Coppetec.

Também faz parte de suas atividades: importação de materiais e equipamentos; gestão de compras de bens e serviços; gestão de propriedade industrial e assistência jurídica relacionada à obtenção de patentes; gestão financeira do fluxo de caixa de projetos e pagamento de fornecedores, entre outras.

Obedecendo a exigências legais, a Fundação Coppetec é auditada regularmente pela Curadoria das Fundações do Ministério Público Estadual e por outros órgãos públicos de fiscalização. Isso a obriga a estar permanentemente em dia com suas obrigações fiscais, legais e institucionais. Como fundação de apoio a uma universidade federal, é devidamente credenciada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC).

Saiba mais: Fundação Coppetec