A Coppe foi criada para desenvolver no Brasil a ciência da engenharia. Seus programas de pós-graduação conferem diplomas de Mestrado e Doutorado em Ciências da Engenharia e têm contribuído efetivamente para aumentar os limites do conhecimento na área.

 

 A inovação- que trata da transformação de ciência em algo de valor para a sociedade ser relativamente novo-, é um conceito que acompanha a Coppe desde sua criação. Mas não basta gerar conhecimento. A Coppe é pioneira no Brasil na relação com empresas, incentivando o desenvolvimento de novas tecnologias e produtos e estimulando o empreendedorismo em seus alunos, pesquisadores e técnicos.

 

A Coppe abriga empreendimentos nascentes em suas incubadoras de empresas de base tecnológica e de cooperativas populares e é uma das instituições credenciadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). Contribuiu na criação do Parque Tecnológico da UFRJ, na Cidade Universitária, inaugurando, em 2003, o LabOceano, a primeira instalação construída no local. Por meio do projeto Coppe Idea, ajuda professores e pesquisadores a criar negócios próprios e a interagir com empresas.