/Artigos

• 03/07/2023

No último dia 15, a Coppe/UFRJ, que está completando 60 anos, lançou o seu Centro Virtual de Soluções Tecnológicas de Baixo Carbono. Trata-se de iniciativa importante, cujo alcance vai além da criação de mais uma plataforma de conexão da universidade com a sociedade.

• 29/06/2023

Durante o debate de lançamento do Centro Virtual de Soluções Tecnológicas de Baixo Carbono na Coppe/UFRJ mediado por mim e que contou com a presença de vários executivos de empresas de petróleo e de energia, várias soluções foram discutidas, desde as mais simples, como maior eficiência energética, às mais complexas, como uso do hidrogênio. Porém, um dos temas que habitualmente surge como uma solução intermediária para a transição energética foi o gás natural e qual seria seu melhor uso no Brasil.

• 28/03/2022

“A guerra Rússia-Ucrânia causou um forte aumento do preço dos derivados do petróleo. No Brasil, o etanol é uma ótima alternativa, do ponto de vista ambiental, ao combustível fóssil, e deve ser nossa prioridade. Contudo, ele sozinho, não é uma solução para aliviar a pressão sobre o bolso do consumidor.

• 10/08/2021

O relatório do IPCC – Painel Intergovernamental de Mudança Climática - lançado neste 9 de agosto evidencia a contribuição humana no aquecimento global e a nossa responsabilidade pelos efeitos do aumento da temperatura, tais como elevação do nível do mar, alterações em regime de chuvas, secas, entre outros danos. Os dados são apresentados de uma maneira direta e com um nível de certeza, nunca antes usado pelo IPCC.

• 28/05/2021

A medida provisória (MP) sobre a privatização da Eletrobras, recentemente aprovada pela Câmara dos Deputados, foi supostamente elaborada para alavancar investimentos para a expansão do setor elétrico, aumentar a competição e beneficiar o consumidor. No entanto, terá efeitos diametralmente opostos.