/Planejamento Energético

Avaliação CAPES 6 Visite o site

Saiba mais

Pioneiro no Brasil, o programa reúne o maior grupo brasileiro de pesquisa e ensino de pós-graduação em seu campo. Criado em 1992, a partir da área interdisciplinar de Energia, instituída em 1979, o programa vem contribuindo para a adoção de modernas técnicas de planejamento energético e de planejamento ambiental no país.

Reconhecido pela qualificação na formação de recursos humanos e no desenvolvimento de pesquisas, mantém estreito relacionamento com empresas e instituições do setor energético.

Caracterizado pelo enfoque transdisciplinar, associa a dimensão tecnológica da energia aos aspectos políticos, econômicos, sociais e ambientais. Também merece destaque sua atuação na área de mudanças climáticas, com expressiva e constante participação de seus professores e pesquisadores nos relatórios do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), da Organização das Nações Unidas (ONU).

As linhas de pesquisa do programa se concentram nas seguintes áreas: Economia da Energia; Modelos Energéticos; Tecnologia da Energia; e Energia e Meio Ambiente. Já os cursos de Planejamento Ambiental concentram sua atuação em Economia do Meio Ambiente; Modelos Ambientais; Gestão Ambiental; e Energia e Meio Ambiente. Confira as linhas de pesquisa na aba acima.

• Coordenador: DAVID ALVES CASTELO BRANCO

Diego Cunha Malagueta
diegomalagueta@yahoo.com.br
Avaliação CAPES6 Saiba mais

Foram defendidas, no Programa de Planejamento Energético, 346 dissertações de mestrado e 138 teses de doutorado, até 2014

Visite o site
  • /Centro de Economia Energética e Ambiental (Cenergia)

Dedica-se a estudos técnico-econômicos nas áreas de produção e uso de energia, mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

• /Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais (Ivig)

O Ivig é um instituto multidisciplinar que desenvolve estudos e projetos em diversas áreas do conhecimento, com ênfase em sustentabilidade.

• /Laboratório de Energias Renováveis e Estudos Ambientais (Lerea)

Desenvolve ensaios, protótipos e análises químicas relacionados às diversas fontes de energia renovável.

• /Laboratório Interdisciplinar de Conflitos Ambientais e Gestão Ambiental (Linca)

É centro de referência no estudo de questões institucionais e legais relacionadas à gestão ambiental. Atua principalmente nos setores energético e industrial.

• /Laboratório Interdisciplinar de Meio Ambiente (Lima)

Atua na pesquisa interdisciplinar para a produção e disseminação de conhecimento em meio ambiente, com enfoque no planejamento de formas sustentáveis de desenvolvimento.

* Todos os campos são obrigatórios / * All fields are mandatory

DDD + 00000000