/Centro de Estudos em Fabricação e Comando Numérico (Cefcon)

Provê suporte à pesquisa, ao ensino e à extensão na graduação e pós-graduação. Instalado em uma área de 200 metros quadrados, possui equipamentos de usinagem e micro-usinagem, somando um conjunto de quatro máquinas Comando Numérico Computadorizado (CNC): um centro de usinagem de eixo vertical, um centro de torneamento, um torno CNC e uma microfresadora. Possui também instrumentação para monitoramento de forças de usinagem e análise dinâmica do processo (com dinamômetros piezoelétricos, sensores de deslocamento e emissão acústica) e equipamentos para suporte computacional necessário.

O laboratório é vinculado ao Programa de Engenharia Mecânica da Coppe/UFRJ.

* Todos os campos são obrigatórios

DDD + 00000000
Centro de Tecnologia, Bloco I – 2000–Cidade Universitária, Rio de Janeiro/RJ – Caixa Postal 68.503 – CEP21941-914
Cidade Universitária