/Laboratório de Controle e Automação (LCA)

Pioneiro no Brasil nas pesquisas em diagnose de falhas de sistemas a eventos discretos, o LCA atua nas seguintes linhas: pesquisa em ciência da automação, envolvendo as áreas de controle supervisório robusto e diagnose de falhas de sistemas a eventos discretos; modelagem e controle de sistemas de células a combustível com membrana para troca de prótons; e aplicação da teoria de sistemas a eventos discretos em robótica móvel. Mantém estreita colaboração com o Grupo de Sistemas a Eventos Discretos da Universidade de Michigan, em Ann Arbor.

O laboratório ocupa uma área de cem metros quadrados, equipada para estudos teóricos e aplicados. Dispõe de um tanque para desenvolvimento de controle de nível e diagnose de falhas, braços robóticos, um robô móvel e uma linha de manufatura em miniatura para aplicações da teoria de controle supervisório de sistemas a eventos.

O LCA é vinculado ao Programa de Engenharia Elétrica.

* Todos os campos são obrigatórios

DDD + 00000000
End.: Centro de Tecnologia, bloco I, sala 148 Cidade Universitária, Rio de Janeiro/RJ – CEP 21945-970
Cidade Universitária