/Laboratório de Controle em Automação e Robótica (Labcon)

Criado no fim dos anos 1980, dedica-se ao desenvolvimento da teoria e da aplicação de controle automático de sistemas. Apoia a formação e pesquisa de alunos da graduação, mestrandos, doutorandos e docentes.

Atua em pesquisa e desenvolvimento, com destaque para as seguintes áreas: robótica submarina, robótica industrial, robótica para aplicação offshore, robótica móvel, terrestre e aérea, bem como a automação de processos industriais.

Dispõe de boa infraestrutura de computação e de simulação de sistemas para testar algoritmos de controle, em tempo real, com hardware-in-the-loop. Disponibiliza salas para docentes e alunos de doutorado e conta com uma oficina mecânica, com máquina de CNC e outros equipamentos e ferramentas que permitem desenvolver, com agilidade, peças mecânicas customizadas para cada aplicação.

O Labcon faz parte do Grupo de Simulação e Controle em Automação e Robótica (GSCAR), criado em 1990 na Coppe. Desde então, forma pós-graduandos e realiza produção científica de excelência e de alto fator de impacto.

O laboratório é vinculado ao Programa de Engenharia Elétrica da Coppe/ UFRJ.

* Todos os campos são obrigatórios

Centro de Tecnologia/UFRJ, Bloco H, sala 345 – Cidade Universitária, Rio de Janeiro/RJ – Caixa Postal 68504 – CEP 21941-972
Cidade Universitária
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil