/Laboratório de Engenharia de Cultivos Celulares (LECC)

Atua no setor de biotecnologia farmacêutica, investigando novos processos para produção de biofármacos, vacinas e terapias celulares. Trata-se de área de alta relevância para o Brasil, visto que os medicamentos biotecnológicos, embora representem apenas 5% em unidades, consomem cerca de 50% dos gastos federais com medicamentos.

Os projetos de pesquisa do LECC têm como objetivo o desenvolvimento de tecnologias eficientes de fabricação de produtos biofarmacêuticos, que possam, posteriormente, ser implementadas por empresas nacionais, públicas ou privadas, visando à produção no Brasil e à redução da dependência do país por produtos importados. A iniciativa terá como resultado reduzir o déficit da balança comercial brasileira associado à área de produtos para a saúde humana e ampliará o atendimento à população com os modernos medicamentos obtidos por via biotecnológica.

O LECC possui infraestrutura de ponta e expertise de destaque no país, pois combina atuação em áreas que vão desde o desenvolvimento de células geneticamente modificadas produtoras de biofármacos, o seu cultivo celular em biorreatores, a purificação dos produtos e sua caracterização.

O laboratório forma desde 2003 recursos humanos em todos os níveis: graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado. A cada dois anos, organiza a “International School on Production of Biologicals in Animal Cell Cultures” (www.peq.coppe.ufrj.br/biopharma), que, nas suas seis edições já realizadas, propiciou treinamento a cerca de 800 profissionais dos 5 continentes.

Em 2015, o LECC, em conjunto com a Escola de Química da UFRJ, deu início às atividades do Programa de Treinamento em Biotecnologia Farmacêutica (http://tbiofar.peq.coppe.ufrj.br), que oferece 14 diferentes cursos teóricos ou teórico-práticos. O objetivo é formar graduandos com ênfase em biotecnologia farmacêutica, assim como treinar pessoal da indústria nesta área.

* Todos os campos são obrigatórios

DDD + 00000000
Av. Pedro Calmon, s/n - Prédio CETER - PEQ/COPPE/UFRJ - Cidade Universitária 21941-596 Rio de Janeiro/RJ
Cidade Universitária