/Laboratório de Hidráulica Computacional (LHC)

Criado em 1997, com objetivo de criar um núcleo de excelência voltado para o ensino, pesquisa e desenvolvimento de projetos aplicados à modelagem matemática em recursos hídricos, o LHC ocupa um local de cerca de 350 metros quadrados, no qual alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado encontram ferramentas de modelagem matemática e espaço para realizar seus estudos e pesquisas.

A equipe do LHC já desenvolveu uma série de modelos computacionais, entre eles: Modelo de Células de Escoamento (Modcel), uma ferramenta de simulação hidrodinâmica e hidrológica adequada para o uso em simulação de cheias em bacias rurais ou urbanas com características de sistemas hídricos complexos; e o Sistema Hidro-Flu, ferramenta que integra e automatiza uma série de etapas de cálculos hidrológicos necessários para a representação de cheias em bacias, de pequeno e médio portes.

Entre os produtos desenvolvidos no laboratório, destacam-se: projetos de drenagem urbana que levem em consideração  conceitos de desenvolvimento hidrológico de baixo impacto, combinando ações de drenagem urbana sustentável; avaliação da resiliência urbana focada na capacidade de sua infraestrutura de drenagem; confecção de planos de manejo de águas pluviais em ambiente urbano; desenvolvimento de metodologias combinadas para a composição de indicadores e/ou índices, como ferramenta de apoio e suporte à decisão, usando ferramentas de análise multicritério; e requalificação fluvial.

O laboratório é vinculado ao Programa de Engenharia Civil da Coppe/UFRJ.

* Todos os campos são obrigatórios

Av. Athos da Silveira Ramos, 149, Centro de Tecnologia - Bloco I, sala I-206 – Cidade Universitária, Rio de Janeiro/RJ CEP 21941-909
Cidade Universitária
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil