/Laboratório de Instrumentação e Fotônica (LIF)

Atua no desenvolvimento de pesquisas, projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e consultoria em tecnologia fotônica, instrumentação, sensoriamento e sistemas a fibras ópticas voltados para as áreas de energia, biotecnologia, meio ambiente e óleo &gás. Também atua no ensino e na formação de recursos humanos nagraduação, pós-graduação e extensão.

Laboratório multidisciplinar,conta com colaboradores das áreas de engenharia, física e biologia. Ocupa uma área de 650 metros quadrados que reúne vários laboratórios em função da multidisciplinaridade de suas linhas de pesquisa: Laboratório de Alta Tensão (Seatac), Laboratório de Fabricação de Redes de Bragg (LabFBG), Laboratório de Biotecnologia (LaBio), Laboratório de Nanossensores e Filmes Finos (LaFif), Laboratório de Instrumentação Optoeletrônica e Laboratório de Sensores a Fibra Óptica.

Atua no desenvolvimento de projetos como: sensoriamento de gás sulfídrico; sensores de bactérias redutoras de sulfato (BRS); medida e monitorameto de temperatura em usina hidrelétrica; rastreamento solar com painéis fotovoltaicos e concentração solar para iluminação e cultivo de algas para biodiesel; nanobiossensor a fibra óptica para detecção de microrganismos patógenos na água, que propicia o monitoramento ambiental e defesa biológica; transdutores de corrente, tensão e corrente de fuga para a área de alta tensão.

O laboratório é vinculado aos Programas de Engenharia da Nanotecnologia (Pent) e de Engenharia Elétrica (PEE), ambos da Coppe/UFRJ, e ao Departamento de Engenharia Elétrica e Computação da Escola de Engenharia (Poli) da UFRJ.

* Todos os campos são obrigatórios

DDD + 00000000
Centro de Tecnologia, Bloco I-2000, Grupo 036 – Cidade Universitária, UFRJ, Rio de Janeiro/RJ – Caixa Postal 68.564 – CEP 21941-972
Cidade Universitária