/Laboratório de Inteligência Artificial (LabIA)

Desenvolve pesquisas nas áreas de aprendizado de máquina, processamento de linguagem natural e controle de agentes inteligentes. Seus trabalhos mais recentes abordam os seguintes temas: busca e localização simultânea envolvendo drones; uso de algoritmos distribuídos na construção de robôs biologicamente inspirados; técnicas para detectar crises epilépticas com antecedência, por meio da análise de sinais eletroencefalográficos; rastreamento em vídeo de objetos e pessoas em tempo real; mineração de fluxos de dados; sistemas para localização indoor; sistemas parareconhecimento de gestos, caracteres escritos e áudio.

O laboratório dispõe de ampla infraestrutura voltada para o desenvolvimento de projetos e pesquisas e para a formação de alunos de pós-graduação. Dispõe de agentes robóticos e drones, além de um grid computacional de mais de 50 nós para a realização de experimentos de maior porte.

O laboratório é vinculado ao Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) da Coppe/UFRJ.

* Todos os campos são obrigatórios

Centro de Tecnologia, Bloco H, sala 317-17 – Cidade Universitária, Rio de Janeiro/RJ – CEP 21941-972
Cidade Universitária
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil