/Laboratório de Ondas e Correntes (LOC)

Dedica-se à pesquisa e ao desenvolvimento em hidrodinâmica aplicada à engenharia naval e oceânica. Apoia a formação e pesquisa de alunos da graduação, mestrandos, doutorandos e docentes e propicia ensaios didáticos que celebram aplicações científicas no ensino contemporâneo da hidrodinâmica. O uso de modelos reduzidos, juntamente com apoio de computational fluid dynamics tem permitido avanços significativos.

O laboratório testa inovações com agilidade. Para isso, conta com moderna infraestrutura, como um canal de ondas e um canal de correntes. O canal de ondas tem paredes laterais transparentes, que permitem a verificação de fenômenos ondulatórios na água; por sua vez, o canal de correntes possui uma passarela elevada para observações detalhadas, possibilitando ensaios de resistência de cascos de deslocamento e de planeio em modelos ultrarreduzidos.Também possui impressora 3-D, que possibilita confecção de modelos  intrincados como de propulsores; gerador de ondas por acionamento hidráulico, para ensaios de corpos flutuantes; e praia ativa em estágio avançado de desenvolvimento.

O LOC desenvolve projetos e propicia suporte a empresas nacionais e estrangeiras, como por exemplo ononlinearrollrealizadopara uma joint industry project (pool de 16 clientes),incluindo medições com PIV e instrumentação de bolina com straingauges. Testa dispositivos para o aproveitamento de energias renováveis das ondas e das correntes; Testa também a estabilidade dinâmica de FPSO em turret, gerando resultados concretos; e desenvolve estudos de dispositivos hidrodinâmicos, tais como interceptador, um recurso ainda pouco pesquisado, e seu efeito no porpoising.Realiza, ainda, estudos de vortex-induced vibration (VIV) evortex-induced motion (VIM).

O laboratório é vinculado ao Programa de Engenharia Oceânica.

* Todos os campos são obrigatórios

DDD + 00000000
Av. Athos da Silveira Ramos, 149, Bloco C, sala 203 Centro de Tecnologia – Cidade Universitária, Rio de Janeiro/RJ – CEP 21941-909
Cidade Universitária