/Laboratório de Otimização Multidisciplinar em Engenharia (OptimizE)

Atua em pesquisa, desenvolvimento tecnológico e formação de recursos humanos na área de otimização em engenharia. Desenvolve técnicas numéricas básicas eferramentas computacionais para otimização e aplicações em diversos ramos da engenharia. Aplicações em outros campos da engenharia são desenvolvidas em cooperaçãocom engenheiros e cientistas que atuam em outras áreas.

Desenvolve intensa atividade em otimização estrutural, incluindo larga gama de problemas de estruturas discretas, tais como treliças, vigas e placas, e também a otimização de forma e topologia de sólidos.

No laboratório foi desenvolvida a biblioteca Feasible Arc Interior Point Algorithm (Faipa), uma coleção de códigos para otimização não linear bastante utilizada pelo meio acadêmico e empresarial. A biblioteca é objeto permanente de atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D) que visam incrementar a sua funcionalidade e eficiência.

O laboratório é vinculado ao Programa de Engenharia Mecânica da Coppe/UFRJ.

* Todos os campos são obrigatórios

DDD + 00000000
Av. Horácio Macedo, 2.030, Centro de Tecnologia, Bloco I-2000, sala 233 – Cidade Universitária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro/RJ –CEP 21941-914
Cidade Universitária