/Laboratório de Processamento de Sinais e Imagens Médicas (Lapis)

Desenvolve métodos, procedimentos não invasivos, modelagem matemática e inovação tecnológica para investigação fisiológica, diagnóstico, reabilitação e monitoração em engenharia neural, eletrocardiografia quantitativa e processamento de imagens médicas.

A engenharia neural trabalha em técnicas de detecção objetiva de respostas à estimulação para aplicação em pacientes pouco cooperativos, anestesiados ou em coma; investiga o potencial relacionado a evento em neurolinguística, neuropsicologia e controle postural com cenário virtual dinâmico; desenvolve técnicas de monitoração de eletroencefalograma, reconhecimento automático de estados do ciclo sono-vigília, conectividade e sincronismo cortical, interfaces cérebro-máquina e iteração humano-robô, entre outras.

A eletrocardiografia quantitativa estuda a variabilidade dinâmica da frequência cardíaca e da repolarização ventricular durante manobras autonômicas para estratificar o risco de morte súbita cardíaca. Já as técnicas de processamento de imagens são pesquisadas para extrair características de imagens mamográficas e de ultrassonografia para diagnóstico do câncer de mama.

A infraestrutura do Lapis inclui uma sala equipada para trabalhos experimentais e outra para processamento de imagens e sinais. Entre os serviços que o laboratório oferece, estão projetos de inovação tecnológica em parceria com empresas e projetos de extensão para o cuidado de pessoas em estabelecimentos de saúde.

O Lapis é vinculado ao Programa de Engenharia Biomédica da Coppe/UFRJ.

* Todos os campos são obrigatórios

DDD + 00000000
Centro de Tecnologia, Bloco H, salas 328A e 335 – Cidade Universitária, Rio de Janeiro/RJ Caixa Postal 68.510 – CEP 21941-972
Cidade Universitária