/Laboratório de Sensoriamento Remoto por Radar Aplicado à Indústria do Petróleo (LabSAR)

Desenvolve aplicações relativas ao tema petróleo e gás. Vinculado ao Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (Lamce) da Coppe/UFRJ, o LabSAR é fruto de uma parceria acadêmica entre a Coppe/UFRJ e a Petrobras, no âmbito da Rede Temática de Geoquímica.

O laboratório realiza pesquisas com objetivo de detectar exsudações de óleo em regiões oceânicas, indicativas da presença de sistemas petrolíferos ativos, assim como estabelecer sua contextualização tectônica, ambiental e de repetitividade no tempo. Tais informações são fundamentais como condição de contorno à modelagem computacional de processos de geração e migração de óleo, agregando valor a projetos da indústria petrolífera executados em fronteiras exploratórias.

A pesquisa compreende as seguintes áreas tecnológicas: processamento digital e interpretação de imagens obtidas por radares de abertura sintética (SAR); geoprocessamento; banco de dados; e knowledge discovery in databases (KDD), com ênfase em data mining.

O laboratório é vinculado ao Programa de Engenharia Civil da Coppe/UFRJ.

* Todos os campos são obrigatórios

Centro de Tecnologia, Bloco H, sala 345 – Cidade Universitária, Rio de Janeiro/RJ – Caixa Postal 68504 – CEP 21941-972
Cidade Universitária
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil