/Laboratório de Sistemas Avançados de Gestão da Produção (Sage)

Criado em 1995, desenvolve modo inovador e avançado de se produzirem, de modo sustentável, bens, serviços e eventos, no qual critérios técnicos, econômicos, sociais e ambientais estejam integrados.

Atua de forma interdisciplinar, primordialmente onde a gestão da produção e a sustentabilidade precisam se encontrar, recorrendo sobretudo à gestão do ciclo de vida e à avaliação multicritério da sustentabilidade. Para isso, conta com uma equipe formada por engenheiros, químicos e biólogos marinhos e promove parcerias com outros laboratórios da UFRJ. Entre suas áreas de atuação, estão a engenharia de petróleo (particularmente, o desenvolvimento de fluidos de perfuração) e biotecnologias marinhas.

Abriga a sede operacional do INCT-PRO-OCEANO, um programa conduzido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCT&I). Desenvolveu projetos que o transformaram numa referência nacional em gerenciamento de processos (mapeamento e racionalização de processos, gestão de competências, Sistemas ERP, gestão eletrônica de documentos e workflow). É treinador certificado e organizational stakeholder da Global Reporting Initiative (GRI) e, no momento, realiza para o Comitê Olímpico Internacional (COI) a avaliação da sustentabilidade dos Jogos Olímpicos Rio 2016 (OGI).

O Sage ocupa um prédio novo que dispõe de recursos avançados, como laboratório de informática com supercomputador, ROV, sala de visualização 3-D, sala de videoconferência, auditório multimídia, laboratório físico químico, laboratório de softwares de ACV e de decisão multicritério.

O laboratório está vinculado ao Programa de Engenharia de Produção (PEP) da Coppe/UFRJ.

* Todos os campos são obrigatórios

DDD + 00000000
Centro de Gestão Tecnológica - CT2, rua Moniz de Aragão, 360, Bloco 2 – Cidade Universitária, Rio de Janeiro/RJ – CEP21941-972
Cidade Universitária