/Laboratório de Transmissão e Tecnologia do Calor (LTTC)

Equipado com moderna instrumentação para medidas de temperatura e fluxo de calor, além de recursos computacionais de última geração, o laboratório desenvolve projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&D&I) em termociências, incluindo aplicações no domínio da nanotecnologia, nas seguintes linhas:

Simulação computacional: uso e desenvolvimento de métodos híbridos numérico-analíticos (técnica da transformada integral generalizada e técnica das equações integrais acopladas) e numéricos (diferenças finitas, volumes finitos e elementos finitos).

Propriedades termofísicas: desenvolvimento de modernos conceitos para a estimativa de propriedades termofísicas por meio de problemas inversos. O laboratório dispõe de equipamentos-padrão para medição de propriedades de sólidos e líquidos.

Biotransferência de calor: análise térmica de tecidos humanos, a partir de materiais sintéticos mimetizadores, para aplicações terapêuticas, diagnósticos termográficos e tratamentos por hipertermia e hipotermia, em colaboração com o Programa de Engenharia Biomédica da Coppe/UFRJ.

Refrigeração e condicionamento de ar: condicionamento de ar para laboratórios de pesquisa com biossegurança. Dinâmica dos ciclos de refrigeração. Uso de rodas de dessecantes, entálpicas e sensíveis. Computational Fluid Dynamics (CFD) em novos sistemas de distribuição de ar. Termorregulação humana.

Meios heterogêneos e multicomponentes: problemas de condução de calor em materiais compósitos, escoamento e transferência de calor/massa em meios porosos, e sedimentação de suspensões. Utilização de métodos analítico-numéricos, como teoria de homogeneização, cálculo variacional, elementos finitos e modelagem computacional multiescala.

Otimização de sistemas térmicos: desenvolvimento e aplicação de metodologias termoeconômicas para análise, melhoramento e otimização de sistemas térmicos complexos, integrados a simuladores de processos.

O laboratório é vinculado ao Programa de Engenharia Mecânica da Coppe/UFRJ.

* Todos os campos são obrigatórios

DDD + 00000000
Av. Horácio Macedo, 2.030, Centro de Tecnologia, Bloco I-2000, sala 132 – Cidade Universitária, Rio de Janeiro/RJ – CEP 21941-914
Cidade Universitária