/Laboratório de Tribologia e Metrologia Dimensional

Desenvolve metodologias experimentais e teóricas para apoiar o desenvolvimento de novas formulações de lubrificantes, principalmente lubrificantes de transmissão, que operam sob regimes elastohidrodinâmicos. Além disso, lubrificantes já disponíveis no mercado podem ser verificados sob diferentes condições de operação, permitindo avaliar constantemente seus potenciais de desempenho.

O laboratório é capacitado para realizar o projeto e a construção dos dispositivos e equipamentos de ensaios, não só de lubrificantes mas também de outros campos de atuação, como ensaios de materiais.

É equipado com rede de computadores; instrumentos para medidas dimensionais; transdutores de carga, temperatura e deslocamento e corretor experimental para medições; e equipamento para sinal digital e analógico.

O laboratório é vinculado ao Programa de Engenharia Mecânica da Coppe/UFRJ

* Todos os campos são obrigatórios

DDD + 00000000
Av. Horácio Macedo, 2.030, Centro de Tecnologia, Bloco I-2000, sala 142-B – Cidade Universitária, Rio de Janeiro/RJ – CEP 21941-914