/Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares

Criada em 1995, a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) da Coppe é um programa de extensão universitária. Concebido de forma inovadora, trabalha para tirar da invisibilidade grupos sociais excluídos econômica e socialmente, tornando-os capazes de melhorar a própria qualidade de vida, por meio de inclusão produtiva. São catadores de materiais recicláveis, usuários do sistema de saúde mental, camponeses, pequenos prestadores de serviços, egressos do sistema penitenciário, entre outros. Eles são organizados em cooperativas e apoiados com treinamento e qualificação.

Utilizando técnicas de gestão e engenharia de produção, e combinando-as com os conhecimentos de outras áreas e parceiros, a ITCP cria metodologias e desenvolve ações de inclusão e valorização do trabalho desses grupos que estão nas bordas da economia informal e, por isso, não são enxergados pelos agentes da economia formal.

A ITCP ajudou a construir a Rede Universitária de Incubadoras de Cooperativas Populares, da qual fazem parte, hoje, cerca de 60 universidades de quase todos os estados brasileiros. Projetos desenvolvidos diretamente pela incubadora, em convênio com órgãos governamentais, resultaram na criação de programas nacionais oficiais, com ações disseminadas por todo o país.

• Turismo e arranjos produtivos locais

No intuito de mudar o olhar da indústria de turismo, que só costuma inserir a população local – quando o faz – como empregados de hotéis e restaurantes, a ITCP implantou um programa que incuba cooperativas populares e organiza comunidades nas áreas de alto potencial turístico e baixo índice de desenvolvimento humano.

O programa, que se tornou política pública dos Ministérios do Trabalho e Emprego (MTE) e do Turismo (MTur), começou a ser implantado no Nordeste, abrangendo Lençóis Maranhenses, no Maranhão; Parque Nacional da Serra da Capivara e delta do Parnaíba, no Piauí; e Jericoacoara, no Ceará.

O programa trabalha com a ideia de arranjos produtivos locais, estimulando a formação de cooperativas para formalizar e valorizar o trabalho local.

• Trabalho e renda para usuários de serviços de saúde mental

A experiência bem-sucedida da ITCP com pacientes do Instituto Philippe Pinel, no Rio de Janeiro, serviu de modelo para o Ministério da Saúde criar mais de 600 projetos de geração de trabalho e renda em centros de atenção psicossocial (CAPs), voltados para os usuários de serviços de saúde mental.

Os resultados do trabalho realizado pela ITCP indicam redução nas internações e nas quantidades de remédios ingeridos pelos participantes. A incubadora treina, regularmente, médicos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistentes sociais e usuários, na elaboração de planos de negócios.

• Metodologia exportada para África

Em 2012, a ITCP começou a exportar sua metodologia. Dentro de um programa oficial do governo brasileiro, de apoio à construção de casas no interior de Moçambique, na África, a ITCP está ajudando a criar uma incubadora e a treinar os trabalhadores locais que realizam obras em sistema de mutirão remunerado pelo governo moçambicano. O objetivo é transformá-los em pequenos empreendedores cooperativados. Entre outras técnicas, eles aprendem a fazer planos de negócios, para que, estruturados e fortalecidos, sejam capazes de manter o negócio após o término da obra pública.

• Cooperativas de recicladores de resíduos urbanos

A ITCP está ajudando a retirar da invisibilidade a multidão de catadores de materiais recicláveis que povoa as metrópoles brasileiras, tornando-os recicladores de resíduos urbanos. Estimulados a se organizarem em cooperativas, eles recebem treinamento em segurança do trabalho e em logística. Também aprendem a reconhecer os diferentes materiais e seus respectivos valores no mercado para que possam selecioná-los e comercializá-los com vantagem.

/Contato

Caixa Postal 68012