/Professor da Coppe tem artigo premiado entre os melhores do mundo

O artigo Euclidean distance geometry and applications, de autoria do autoria professor Nelson Maculan, do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe/UFRJ, foi premiado pela Association for Computing Machinery (ACM) como um melhorespapers publicados na área em 2014. O artigo veiculado no 19ºAnnual Best of Computing, na edição de abril da ACM Computing Reviews, tem como co-autores os professores Carlile Lavor, do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) da Unicamp; Leo Liberti, da École Polytechnique / Université Paris Saclay; e Antonio Mucherino, da Université de Rennes.

Publicado em fevereiro de 2014, na 56º edição da Society for Industrial and Applied Mathematics Review, o artigo foi premiado na categoria Metodologias Computacionais. Os autores realizaram um survey, no qual apresentaram aspectos históricos, teóricos e práticos da área de Geometria de Distâncias, com destaque para uma de suas aplicações mais importantes: cálculo de estrutura 3D de proteínas.

As proteínas são moléculas presentes em qualquer sistema vivo. Conhecer sua estrutura tridimensional é fundamental para o avanço da biologia molecular, possibilitando a compreensão de complexos mecanismos que podem contribuir para o desenvolvimento de novos medicamentos.

Ao todo, a ACM premiou neste ano 14 artigos provenientes de vários países. Com 246 referências, o artigo assinado pelo professor da Coppe e co-autores pode ser um ponto de partida para estudos na área de Geometria de Distâncias, bem como inspirar pesquisas em outras áreas do conhecimento como astronomia, visualização de dados, nanotecnologia, robótica, entre outras.

Saiba mais sobre o autor, na seção Perfil do Planeta Coppe

• Publicado em - 21/07/2015