/CAPES premia quatro alunos da COPPE

Quatro alunos da COPPE foram agraciados com o Prêmio Capes de Tese 2007. Fabrício Machado Silva, do Programa de Engenharia Química, e Miguel Benedito Furtado Jr, do Programa de Engenharia Elétrica, foram os vencedores do Prêmio Capes de Tese nas áreas de Engenharia II e IV. Fabrício concorreu com o tema “Estudos sobre a produção de resinas poliolefínicas: prepolimerização e síntese de copolímeros de Propeno / 1- Buteno”, sob a orientação dos professores José Carlos Costa da Silva Pinto e Enrique Luis Lima, e Miguel Benedito com o estudo “Otimização de Transceptores FIR baseados em bancos de filtros aplicados à comunicação digital móvel e fixa”, sob a orientação dos professores Paulo Sérgio Ramirez Diniz e Sérgio Lima Netto.

Receberam Menção Honrosa os alunos Vinícius Gusmão Pereira de Sá, do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação, e Carlos Roberto Ferreira de Castro, do Programa de Engenharia Nuclear. Vinícius concorreu com a tese “Dez algoritmos para o problema-sanduíche do conjunto homogêneo”, sob a orientação da professora Celina Miraglia Herrera de Figueiredo, e Carlos Roberto com o estudo “Tomografia por difração de Raios X em tecidos biológicos utilizando Radiação Síncrotron”, sob a orientação do professor Ricardo Tadeu Lopes e co-orientação da professora Regina Cely Barroso.

Criado em 2005, o Prêmio Capes destaca as melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos reconhecidos pelo MEC, considerando os quesitos originalidade e qualidade. A Capes recebeu 417 teses inscritas para concorrer ao Prêmio 2007. Para a avaliação dos trabalhos, a instituição contou com a colaboração de 207 consultores de diversas instituições de ensino superior do Brasil.

Confira as teses premiadas.

• Publicado em - 19/02/2008