/O Futuro que você vai criar é tema de palestra do Ciclo de Seminários PESC

No dia 2 de fevereiro será realizada a primeira edição do Ciclo de Seminários PESC de 2022, que contará com a apresentação do engenheiro Paulo Sérgio Pinto, líder de arquitetura em nuvem para AdTech da Publicis Groupe. Durante sua palestra intitulada “Cloud, Metaverses, Hyper-Reality and X-Tech: o futuro que você vai criar”, Paulo dará um novo panorama da Computação. A proposta é passar uma “visão” de alto nível sobre os jargões atuais desta área, que abre caminho para discussões de como a Ciência da Computação está evoluindo, sobre seus efeitos na maneira em que os desenvolvedores trabalham e o que os força a serem mais especializados.

O evento, às 18 horas, será transmitido pelo canal do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) da Coppe/UFRJ no YouTube.

O tema da palestra está em sintonia com a data 2/2/22, que remete ao famoso
Expresso 2222, o trem imaginário, em música de Gilberto Gil, que parte para o futuro, para depois do ano 2.000. Um futuro que já fazia parte da carreira de Paulo Pinto, que trabalhou como cientista de dados antes mesmo deste termo ser criado. A evolução da área foi e continua muita dinâmica e, durante o evento, o engenheiro abordará sobre o rápido crescimento do mercado de ponta da ciência computacional e a consequente demanda por profissionais (desenvolvedores) cada vez mais especializados.

Saiba mais sobre o palestrante

Paulo Sergio Pinto obteve o grau de engenheiro químico no Instituto Militar de Engenharia (IME), em 1988. A partir daí, iniciou uma carreira na área que hoje é conhecida com Data Science, obtendo o título de doutor em Ciências pelo mesmo instituto, em colaboração com a École Polytechnique da França. Como Data Scientist, Paulo trabalhou no Centro de Pesquisas da Elf-Aquitaine na França e no Pacific National Nuclear Lab, no estado de Washington (USA).

Em 1999, Paulo começou sua carreira na Indústria de alta tecnologia como engenheiro de pesquisa na Microsoft em Redmond, WA. Desenvolveu métodos de agregação de dados e simulação de sistemas de mensagens na Internet, foi líder de desenvolvimento e qualidade da MSN para algoritmos SEO, propaganda e relevância de conteúdo. Na Microsoft, ainda participou como arquiteto na conversão dos Data Centers da MSN para o Azure e foi arquiteto em vários projetos da mudança para Internet, para suportar transporte de vídeos com base na nuvem, em colaboração com várias telcos globais.

Desde 2019, Paulo tem trabalhado como líder de arquitetura na Publicis na área de AdTech, uma área nova no contexto da cloud com muitas oportunidades e inovações.

Saiba mais sobre o Ciclo de Seminários PESC: https://www.cos.ufrj.br/seminarios

• Publicado em - 27/01/2022