/III Seminário Mulher e Ciência no Estado do Rio de Janeiro: Desafios e Conquistas

A diretora de Assuntos Acadêmicos da Coppe/UFRJ, professora Cláudia Werner, proferirá palestra sobre “Mulheres da Engenharia de Computação”, dia 23 de agosto, a partir das 15h, durante o III Seminário Mulher e Ciência no Estado do Rio de Janeiro: Desafios e Conquistas. O seminário será realizado, das 9 às 18 horas, no Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), no Auditório Moacyr Santos Silva (8º andar), na sede do Inca, na Praça da Cruz Vermelha, 23 – Centro, Rio de Janeiro.

Aberto a estudantes de graduação e de pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais das diferentes áreas do conhecimento científico, o evento, organizado pelas professoras Cecília Fernandez e Ana Maria Luz, da Universidade Federal Fluminense, tem por objetivo atrair jovens alunas para a carreira científica.

Embora reconhecida como uma carreira predominantemente masculina, a Engenharia vem passando gradualmente por uma mudança de perfil: atualmente a cada três estudantes da Coppe, uma é mulher. Confira, aqui, entrevista concedida recentemente pela professora Claudia Werner para o site do projeto “Mulheres na Matemática”.

Há 150 vagas para participantes externos no seminário, ao custo de R$ 50,00 (profissionais) R$ 30,00 (estudantes). Confira a programação completa e faça sua inscrição até o dia 21 de agosto, pelo site: https://inscricaoonline.inca.gov.br/ie_eventos/eventos_hotsite.asp?id=5703&id_idioma=1

Sobre Claudia Werner

Bacharel em Matemática (modalidade Informática) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e doutora em Engenharia de Sistemas e Computação pela Coppe/UFRJ (1992), Claudia Werner ingressou na Coppe como docente em 1994, no Programa de Engenharia de Sistemas e Computação, do qual assumiu a coordenação em 2001.

Diretora adjunta de Assuntos Acadêmicos da Coppe, de 2003 a 2007, criou a Superintendência de Tecnologia de Informação e Comunicação (SuperTIC) da UFRJ, em 2009, e presidiu, de 2011 a 2013, o Conselho Gestor de Tecnologia de Informação e Comunicação (CG-TIC) da universidade.

Pesquisadora 1D do CNPq, é membro da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e integra o corpo editorial do Journal of Software Engineering Research and Development (JSERD).

Na Coppe, já orientou 67 dissertações de mestrado e teses de doutorado e publicou 302 artigos técnicos em conferências e periódicos nacionais e internacionais.

• Publicado em - 03/08/2018