/Aluno da COPPE é Premiado pela Sociedade Brasileira de Engenharia Naval

O mestrando do Programa de Engenharia Oceânica da COPPE, Anderson Barata Custódio, acaba de receber o prêmio Sobena 1998, concedido pela Sociedade Brasileira de Engenharia Naval. A premiação deve-se a um modelo desenvolvido pelo aluno da COPPE capaz de avaliar com alto grau de confiabilidade o comportamento de cabos umbilicais, um equipamento usado por indústrias do setor petrolífero. Anderson, 24 anos, foi o primeiro colocado em uma disputa que envolveu profissionais de empresas e pesquisadores das principais universidades e institutos de pesquisa do país.

Fruto de uma pesquisa desenvolvida no Laboratório de Tecnologia Submarina da COPPE, este modelo possibilitará aos fabricantes e projetistas trabalhar com simulações precisas e, portanto, produzir equipamentos mais confiáveis. O item confiabilidade é muito importante neste tipo de produto porque qualquer incidente pode causar grandes prejuízos financeiros.

Vantagens para a indústria nacional

Os cabos umbilicais são ferramentas fundamentais para a indústria petrolífera. Por meio deles são enviados sinais elétricos, hidráulicos e imagens de equipamentos localizados em campos de petróleo offshore. Os umbilicais possibilitam ativar equipamentos no fundo do mar a partir da superfície, assim como transmitir sinais elétricos.

Segundo Anderson, a estimativa é de que o protótipo do modelo fique pronto até julho do próximo ano. Depois disso as empresas sediadas no Brasil poderão testar e aperfeiçoar seus produtos no próprio país, bastando para isso firmar um acordo de parceria com a COPPE. "O Brasil é o único país no mundo a explorar petróleo a 2 mil metros. Como a maior parte do nosso petróleo encontra-se em grandes profundidades, dependemos muito da eficiência dos equipamentos", afirma Anderson.

• Publicado em - 02/10/1998