/Peça encenada na Coppe traduz o drama da pesquisa universitária

peça 1

Um reitor que simula seu próprio suicídio nas águas do Tanque Oceânico da Coppe, um grupo de burocratas dispostos a acabar com a pesquisa nacional e uma funcionária para quem os carimbos são a salvação de todos os problemas. Com personagens assim, a peça “A Burocracia contra a Ciência”, encenada na Auditório da Coppe, dia 3 de dezembro, mostrou com muito humor e ironia as agruras por que passam os pesquisadores das universidades federais brasileiras.

A peça “A Burocracia contra a Ciência”, ou “Suicídio a la Carte”, integrou a programação do seminário Coppe 50 Anos – Presente e Futuro, realizado dias 2 e 3 de dezembro. A adaptação teatral da questão vivida pelas universidades foi feita pelo autor teatral Clóvis Levi para a tarefa. Falando de uma realidade bem conhecida dos que vivem o dia a dia da universidade, o espetáculo entusiasmou as pessoas que lotaram o auditório, entre elas os diretores da Coppe e seu fundador, Alberto Luiz Coimbra.

peça 2

Com maestria, Clóvis Levi conseguiu retratar em seu texto a difícil relação entre pesquisadores e órgãos públicos, revelando em forma de farsa a angústia dos pesquisadores que veem suas iniciativas engessadas ou mesmo inviabilizadas pela burocracia. O espetáculo surpreendeu também pela direção acertada da também atriz Jalusa Barcellos, ótima iluminação e pela criatividade do cenário e dos figurinos.

No final do espetáculo, Jalusa Barcellos agradeceu a oportunidade de encenar a peça, que considerou “uma oportunidade de fazer um teatro que cumpra o seu verdadeiro papel”, para que surja algum tipo de reflexão sobre os problemas impostos pelos órgãos de controle às universidades. Após chamar ao palco todos os profissionais que participaram da montagem, a atriz dedicou o espetáculo ao fundador da Coppe Alberto Luiz Coimbra e agradeceu aos funcionários da instituição pela colaboração.

peça 4

Finalizando o evento, o diretor da Coppe, Luiz Pinguelli Rosa, agradeceu e parabenizou toda a equipe de atores e técnicos pelo espetáculo e chamou ao palco o vice-diretor Edson Watanabe, o diretor de Assuntos Acadêmicos Fernando Rochinha, o diretor de Tecnologia e Inovação Romildo Dias Toledo Filho, o diretor de Planejamento e Administração Guilherme Horta Travassos, e ainda Fernando Peregrino, superintendente da Fundação Coppetec.

peça 3

• Publicado em - 03/12/2013