/Carcará ganha mais uma prova no Desafio Solar

O barco Carcará, desenvolvido pelo Laboratório de Mecânica da Turbulência (LabMecTurb) da Coppe, mantém seu favoritismo no Desafio Solar Brasil, primeiro rali de barcos movidos a energia solar realizado no país. Ontem, dia 23 de outubro, a embarcação que está sendo pilotada pela aluna de mestrado da Coppe, Fernanda Beatriz de Carvalho Cerveira, ganhou mais uma prova na competição promovida pela UFRJ, que está sendo realizada na cidade de Paraty, no Rio de Janeiro. Hoje, após a última etapa da prova com duração de seis dias serão anunciados, no final da tarde, os vencedores entre os 12 barcos que disputam a competição nas categorias catamarã e monocasco.

Carcará é o favorito na categoria monocasco, seguido pelo barco Gabriela, em segundo lugar, ambos desenvolvidos na Coppe sob a coordenação do professor do Programa de Engenharia Mecânica, Átila Pantaleão.

Beatriz é a única mulher a pilotar uma das 12 embarcações que participam da competição. A engenheira naval, que está cursando o mestrado em Engenharia Mecânica na Coppe, costuma velejar nas horas vagas, diferente dos seus colegas do laboratório que estão tendo sua primeira experiência em prova náutica. Mas nesse quesito, mais importante que a experiência, é ter o peso adequado, ou seja, cada piloto deve ter no máximo 70 kg. Caso o peso seja menor, deve compensar com lastro. “A vantagem de pesar menos é que podemos escolher onde distribuir o peso, buscando o melhor rendimento da embarcação”, explica Beatriz, que com seus 50 kg tem beneficiado sua equipe.

Os outros dois barcos conduzidos por equipes da Coppe, Cajaíba e Búzios, utilizaram a estrutura padrão fornecida pela organização do evento e foram capitaneados, respectivamente, pelos professores Guilherme Rolim, do Programa de Engenharia Elétrica e Mauricio Arouca, do Programa de Planejamento Energético. O Cajaíba, pilotado pelo pesquisador da Coppe, Ocione José Machado, está sendo a sensação do evento. A embarcação tem como diferencial a utilização de dois motores e um toque de estilo: o uso uma cadeira de praia sobre o casco do barco, o que chamou a atenção de todos os participantes.

O barco da equipe Búzios está sendo pilotado pelo aluno Leandro dos Santos. A equipe formada pelos pesquisadores do Programa de Planejamento Energético da Coppe, Alan Emanuel e Daniel Moreira, e alunos do TecNaval – curso de especialização em construção naval para estudantes do segundo grau – desenvolveu formas de tração naval baseadas no uso de fontes alternativas. Antes da competição, o grupo montou uma bancada de desenvolvimento de um motor para geração de energia elétrica a partir dos ventos. Após o Desafio Solar, o barco será adaptado para ser movido com um gerador eólico cujos testes serão realizados na Baia da Guanabara nos próximos meses.

• Publicado em - 23/10/2009