/Ezio Manzini ministrará na COPPE curso de design sustentável

A convite da COPPE chega ao Brasil na próxima semana o professor do Politécnico de Milão, Ezio Manzini, referência internacional na área de design estratégico e sustentável. Manzini vai ministrar na COPPE um curso sobre Design, Inovação Social e Desenvolvimento Sustentável, de 27 de agosto a 6 de setembro. Promovido pelo Programa de Engenharia de Produção da COPPE, com a colaboração do Programa de Altos Estudos da CAPES, o objetivo é estabelecer diretrizes para o desenvolvimento de projetos de inovação social voltados para a vida cotidiana. O curso será realizado no auditório da COPPE, no Centro de Tecnologia, Bloco G, Sala 122 – Ilha do Fundão.

Idealizador do projeto “Comunidades Criativas e Estilos de Vida Sustentáveis”, que conta com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Ezio Manzini é autor de várias publicações sobre o tema e já recebeu duas vezes o prêmio Compasso D’Oro, concedido pela Associação de Desenho Industrial (ADI) da Itália. No ano passado, foi agraciado com o Doutor Honorário em Belas Artes pela The New School de Nova Iorque.

Diretor da unidade de pesquisa em Design e Inovação para a Sustentabilidade (DIS) do Politécnico de Milão, Manzini é conhecido por incentivar os alunos e projetistas que o cercam a criarem soluções voltadas para promoção de um novo padrão de bem-estar social baseado em produtos e serviços eficientes e acessíveis para o cotidiano das pessoas. No projeto Comunidades Criativas, o arquiteto integra soluções em diversas áreas como moradia, alimentação, trabalho, educação, saúde e empreendedorismo de interesse social. Tudo sob a forma de serviços autogeridos, como creches, jardins e hortas comunitárias, redes de comércio direto de alimentos orgânicos, dentre outros.

Sobre o curso ministrado na COPPE

Dirigido a estudantes de mestrado e doutorado de Desenho Industrial, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Produção e áreas afins, o curso terá seu conteúdo disponibilizado também a uma rede de universidades brasileiras, constituída especialmente para esta iniciativa. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site. Mais informações pelo telefone (21) 2562-7045, pelo e-mail design.isds@pep.ufrj.br, pelo site ou na própria Coordenação do Programa de Engenharia de Produção da COPPE, no Centro de Tecnologia, Bloco F, sala 103, Ilha do Fundão.

No dia 28 de agosto, Manzini profere palestra aberta ao público no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ. O evento será realizado, das 19 às 21 horas, no Salão Dourado do Fórum, no Campus da Praia Vermelha, Av. Pasteur 250, 2º andar - Urca.

Confira a programação do curso realizado na COPPE:

Dia 27 de Agosto
9:00 - 12:00
Lecture 1. Futuros possíveis. A transição rumo à sustentabilidade. Lições apreendidas e perspectivas.

Dia 28 de Agosto
9:00 - 12:00
Lecture 2. Comunidades Criativas.Inovação desde a base da sociedade na vida cotidiana. Idéias emergentes a respeito do bem-estar.

Dia 29 de Agosto
9:00 - 12:00
Lecture 3. A iniciativa social difundida. O cenário de um estilo de vida sustentável. Implicações sociais e econômicas.

Dia 30 de Agosto
9:00 - 12:00
Lecture 4. Soluções facilitadoras. Serviços colaborativos e soluções facilitadoras. Conceitos e exemplos.

Dia 31 de Agosto
9:00 - 12:00
Lecture 5. Plataformas facilitadoras. Cidades criativas e plataformas facilitadoras. Conceitos e exemplos.

Dia 5de Setembro
9:00 - 12:00
Workshop 1. Comunidades Criativas. Discussão sobre as possibilidades de comunidades criativas e implicações no Brasil.

Dia 6 de Setembro
9:00 - 12:00
Workshop 2. Plataformas facilitadoras. Discussão sobre as soluções facilitadoras e as possibilidades de plataformas no Brasil.

• Publicado em - 20/08/2007