/Coppe discute presente e futuro

Imagem Coppe 50 anos novembro

Apresentar e discutir o status quo e as perspectivas da Coppe/UFRJ é o objetivo do Seminário Coppe 50 anos – Presente e Futuro, que será realizado nos dias 2 e 3 de dezembro no auditório da instituição no Bloco G, sala 122, Cidade Universitária.

O evento, que terá sua mesa de abertura às 9h30, com a coordenação do presidente do Conselho Deliberativo da Coppe, professor Antonio Figueiredo, reunirá corpo docente e discente, diretoria e técnicos administrativos da instituição. A proposta é abordar a Coppe sob vários aspectos e pontos de vista, e entre os temas estão: captação de novos alunos e o programa ciências sem fronteiras; estrutura organizacional, corpo técnico-administrativo, e serviços centralizados; linhas de pesquisa, vínculo com “atividades Coppetec”; renovação & expansão, intercâmbio, e ética na pesquisa; metas & perspectivas de curto e médio prazos no âmbito da formação, pesquisa e desenvolvimento institucional; entre outros.

Todos os programas tiveram a oportunidade de encaminhar para a organização do evento informações que servirão de base para as mesas redondas, que serão compostas de apresentações e debates. Em cada mesa haverá ainda dois mediadores que atuarão também como relatores. A sessão final plenária, cujo tema será “o futuro da Coppe”, terá o relato de um dos mediadores de cada mesa redonda e discussão. Como parte da programação, no dia 3, às 12 horas, será encenada a peça teatral “A Burocracia contra a Ciência”, uma sátira sobre a burocratização.

Confira a programação completa

Segunda-feira – 2/12

09h30 – 10h00 – Cerimônia de Abertura

10h00 – 12h00 – Mesa redonda 1: Corpo Discente

Antônio Carlos Ferreira (PEE); Achilles Junqueira Bourdot Dutra (PEMM); Márcio de Almeida D´Agosto (PET); Fernando Alves Rochinha (Diretoria /CPGP-PEM) e Beatriz Watanabe/Cauê Costa (PEP/PEQ – representantes do corpo discente.

Mediadores: Leda Castilho (CD-PEQ) e Carlos Magluta (CD-PEC)

12h00 – Almoço (livre)

13h00 – 14h45 – Mesa redonda 2: Organização, apoio e infraestrutura

Fernando Carvalho (PEN); Fernando Luiz Bastos Ribeiro (PEC); Guilherme Horta Travassos (Diretoria - PESC); Marcos Aurélio Vasconcellos de Freitas (PPE); e Rita Cavaliere (PEE - representante dos técnicos-administrativos no CD).

Mediadores: Eduardo Farbairn (CD-PEC) e Celio Albano (CD-PEMM).

14h45 – Pausa para café

15h15 – 17h – Mesa redonda 3: Pesquisa e financiamento

Jurandir Nadal (PEB); Geraldo Zimbrão da Silva (PESC); Sergio Alvaro de Souza Camargo (PEMM/PENT); e Romildo Toledo (Diretoria – PEC)
Mediadores: Luis Volnei Sudati Sagrilo (CD - PEC) e Carmen Lucia Tancredo Borges (CD –PEE).
Terça-feira, 3/12

9h00 – 11h00 – Mesa redonda 4: Corpo Docente

Márcia Walquíria de Carvalho Dezotti (PEQ); Fernando Pereira Duda (PEM); Samuel Jurkiewicz (PEP); e Theodoro Antoun Netto (PENO)
Mediadores: Alexandre Salem Szklo (CD-PPE) e Rubens Andrade (CD–PEE)