/Plantando o futuro em jardins

Vitor Campos, de 20 anos, morador da comunidade do morro do Timbau, no Complexo da Maré, acaba de se formar em paisagismo, jardinagem e prática de jardim. Ele é um dos 18 alunos da primeira turma formada em maio deste ano pelo Projeto Florescer Fundão, uma iniciativa da COPPE em parceria com o Horto da Prefeitura da UFRJ e o Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes). O projeto é destinado a alunos do ensino médio e da 7ª a 8ª série do fundamental que moram em comunidades carentes do Rio de Janeiro.

“Quando meu tio, que é funcionário aposentado da Universidade, me falou do curso eu não tinha nada para fazer e resolvi ver como era. Antes eu só ficava de bobeira na rua depois da escola, agora tenho uma ocupação” – revelou Vitor, que com 20 anos cursa a 1ª série do Ensino Médio, e considerou o curso uma grande oportunidade.

O projeto oferece aulas teóricas e práticas de jardinagem no Campus do Fundão. A maioria dos jovens é composta por estudantes que vivem em situação de risco social. A segunda turma, cujas aulas iniciam no próximo mês de agosto, contará com 20 vagas e será formada por jovens a partir da sétima série do ensino fundamental residentes da Vila Universitária do Fundão ou dependentes de funcionários da UFRJ. O curso terá duração de cinco meses, entre primeiro de agosto e 22 de dezembro.

O Florescer nasceu de uma atuação conjunta da Assessoria de Desenvolvimento Social da COPPE com a direção do Horto da UFRJ, que responde pela atividade de jardinagem da Universidade. Segundo Íris Guardatti, responsável por esta assessoria na COPPE, a direção do Horto já tinha a intenção de fazer um curso de extensão universitária de jardinagem. O objetivo era formar novos profissionais para aumentar o quadro funcional. “Sugerimos à diretora do Horto, Beatriz Araújo, que no lugar de oferecer um curso profissionalizante tradicional, adotasse como pré-requisito para a seleção o fato de os alunos serem jovens e em situação de risco social”, explica Íris.

Curso influencia cotidiano e resgata cidadania

Os próprios alunos formados na primeira turma ressaltam a influência do curso no cotidiano de cada um deles. É o caso de Reinaldo Pereira, de 23 anos, que hoje não deixa de protestar quando vê pessoas ‘jogando irresponsavelmente’ lixo no chão. Infelizmente, segundo ele, uma cena comum a qual costumam assistir quando estão atuando em atividades práticas nos jardins da Universidade. Reinaldo valorizou tanto o curso que resolveu divulgá-lo para outros jovens e amigos. “Chamei todo mundo. Metade da turma que vai começar em agosto é lá de Vicente de Carvalho” – celebra ele, cuja ação garantiu o preenchimento de 10 das 20 vagas disponíveis. “Buscamos não apenas ensinar jardinagem, mas também resgatar a cidadania e dar oportunidades. Uma raridade para essas pessoas que vivem em locais onde há forte influência do tráfico de drogas” – enfatiza Íris.

Cada aluno da primeira turma recebeu da COPPE uma ajuda de custo de 80 Reais. A idéia, no entanto, é de que com a ampliação do projeto, os alunos recebam bolsa-auxílio de cada unidade do fundão onde, a partir de agosto, estarão atuando em dupla durante os três meses de estágio prático. A bolsa oferecida aos alunos pela COPPE viabilizou a implantação do projeto. Mas para a nova turma já há outros financiadores confirmados. Além da própria COPPE, a prefeitura do campus contará com cinco bolsas financiadas pela FAPERJ e a Reitoria da UFRJ oferecerá outras.

Como a maior parte dos prováveis interessados no curso não tem acesso à Internet, sugerimos aos leitores que divulguem o projeto e os telefones de contato para os diretores de escolas localizadas em comunidades carentes. É algo simples como plantar uma semente. Mas pode gerar resultados com dimensões proporcionais a grandes árvores.

Os interessados podem entrar em contato com a Assessoria de Desenvolvimento Social da COPPE. O telefone é 2562-8324. Os documentos necessários para a inscrição são: uma cópia da identidade ou certidão de nascimento; uma cópia do CIC; uma cópia do comprovante de residência; o original da declaração de estudos da escola do interessado.

• Publicado em - 21/07/2006