Lista de Notícias

/Coppe apresenta na COP27 projeto Hidrogênio Verde e debate instrumentos financeiros e precificação de carbono

A Coppe/UFRJ, em parceria com a GIZ Brasil e o Projeto Decarboost apoiado pela IKI na Argentina, Brasil e Peru, promove, dia 17 de novembro, o evento no Brazil Climate Action Hub da COP27, espaço da sociedade brasileira na COP27, em Sharm El-Sheikh, no Egito, sobre instrumentos financeiros e precificação de carbono, e com o lançamento do Projeto H2 Verde. O evento será realizado às 9h30 (horário de Brasília).

 

Participarão do evento de forma presencial os professores da Coppe, Andrea Santos e Emilio La Rovere; Micaela Carlino da Fundación Torcuato di Tella (FTDT), da Argentina; e Blanca Rengifo, da Libelula, do Peru. Já de forma remota participarão o diretor da Corporación Andina de Fomento (CAF), Jorge Arbache; e o diretor do projeto H2 Brasil da Giz Brasil, Markus Francke.

 

O objetivo é promover uma discussão sobre instrumentos financeiros e precificação de carbono para impulsionar os mercados de compensação na América Latina e oficialmente lançar o Projeto Hidrogênio Verde: Produção de Hidrogênio Renovável, compressão, armazenamento e utilização em sistemas de energia e mobilidade; que é financiado pela Cooperação Brasil Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da parceria entre o Ministério de Minas e Energia (MME) do Brasil e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, com apoio do Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha. O projeto, considerado bom exemplo de parceria público-privada, é executado pela equipe do Laboratório de Transporte Sustentável da Coppe, coordenado por Andrea Santos, que é professora do Programa de Engenharia de Transportes da instituição.

 

As discussões serão pautadas nos resultados do projeto Decarboost que, apoiado pela IKI, é executado na Argentina pela La Fundación Torcuato Di Tella (FTDT), no Peru por Libelula, e no Brasil pelo Centro de Estudo Integrado sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (Centro Clima) da Coppe, coordenado por Emilio La Rovere, professor do Programa de Planejamento Energético da instituição.

 

O H2V e a Cooperação Alemã

 

A Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável trabalha há décadas nas áreas de energia sustentável e eficiência energética. Mais recentemente, vem apoiando o aprimoramento das condições legais, institucionais e tecnológicas para a expansão do mercado de hidrogênio verde (H2V) e de seus derivados no país, incluindo os combustíveis renováveis. Nos próximos anos, com o apoio do Ministério de Minas e Energia (MME) e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), serão implementadas ações para a construção de laboratórios, desenvolvimento de novas tecnologias, fomento ao desenvolvimento e financiamento de ideias inovadoras e projetos tecnológicos, construção de laboratórios, estudos, educação profissional e capacitação na área do hidrogênio verde e seus derivados.

  • Publicado em - 16/11/2022