/Coppe promove homenagem a Leonardo da Vinci

Em homenagem aos 500 anos de morte de Leonardo da Vinci, a Coppe/UFRJ promoverá evento, no próximo dia 2 de maio, no qual pesquisadores abordarão diferentes visões da obra e legado humano de um dos maiores gênios do Renascimento.  Aberto ao público, o evento será realizado, das 15 às 17 horas, no auditório da Coppe, bloco G, sala 122, Centro de Tecnologia, Cidade Universitária.  Confira abaixo a programação.

Na primeira palestra, o professor Agamenon Oliveira, da Escola Politécnica (Poli/UFRJ), falará sobre a contribuição de Leonardo da Vinci à luz das ciências mecânicas. Na sequência, a professora Maira Fróes, do Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais (NCE/UFRJ), analisará questões filosóficas e epistemológicas suscitadas pela obra de Leonardo e ampliadas pela neurociência experimental contemporânea.

Nascido em Anchiano (Itália), em 15 de abril de 1452, e falecido na cidade de Amboise (França), em 2 de maio de 1519, Leonardo di Ser Piero da Vinci foi um dos intelectuais de maior destaque do Quattrocento (século XV) do Renascimento na Itália, período no qual os ideais de humanismo e naturalismo ganham relevo, propiciando um amplo florescimento das ciências, das artes e da tecnologia.

Conhecido, sobretudo, por ser autor de algumas das pinturas mais famosas do planeta, como a Mona Lisa e A Última Ceia, e pelo desenho do Homem Vitruviano, Leonardo da Vinci se destacou como matemático, anatomista, engenheiro, inventor, botânico, pintor, escultor e poeta. É considerado um dos precursores da aviação e da balística.

Seu quadro Salvator Mundi, uma representação de Jesus Cristo, é a obra de arte de maior valor (450 milhões de dólares) arrematada em leilão, até o momento. O livro de sua autoria, denominado Código Leicester, escrito ao contrário com a ajuda de um espelho, e que reúne vasto conhecimento científico em 72 páginas e 360 ilustrações, é considerado uma preciosidade.

Programação

- 15h - As ciências mecânicas em Leonardo da Vinci - professor Agamenon R. E. Oliveira (Escola Politécnica/UFRJ)
- 16h - Da Vinci: o corpo da ciência - professora Maira M. Fróes (NCE/UFRJ)

• Publicado em - 26/04/2019