/Professor Carlos Levi toma posse como Reitor da UFRJ

Em cerimônia concorrida, o professor da Coppe, Carlos Antonio Levi da Conceição, tomou posse como reitor da UFRJ, nesta sexta-feira, dia 8 de julho. Ao lado do vice-reitor eleito, Antônio Ledo, Carlos Levi se disse otimista e preparado para os desafios que tem pela frente, promovendo os necessários avanços para a expansão acadêmica com qualidade. “Recebo um legado fértil deixado pelo nosso eterno reitor Aloisio Teixeira. Serei um reitor de tempo integral e espero corresponder às expectativas de alunos, professores e servidores, garantindo um ambiente de ampla participação para uma Universidade interativa e integrada.

Ao transmitir o cargo, o ex-reitor Aloísio Teixeira ressaltou a simbologia do ritual. “Os ritos têm importância, por meio deles manifestamos a decisão de nos mantermos fiéis à herança do passado. Há mais de uma década, não se realiza uma cerimônia como esta, em que o reitor eleito democraticamente transmite o cargo a outro reitor igualmente escolhido. Tenho certeza de que o novo reitor continuará trabalhando por uma gestão democrática e pela autonomia da Universidade”, afirmou.

Há 41 anos na instituição, Levi ingressou na UFRJ como aluno de graduação do curso de Engenharia Naval e concluiu mestrado na Coppe. “Ao longo dessa trajetória, conheci os meandros dessa Universidade. Estou convencido de que qualquer possibilidade de êxito está ligada à capacidade de engajamento das pessoas, estimulando novas reflexões. Espero ter a sabedoria e a sensatez para conquistar o apoio de todos na construção de uma Universidade contemporânea.”

Visivelmente emocionado, Levi saudou os colegas presentes e destacou a importância da família em sua vida, seus pais, já falecidos, irmãos, os dois filhos, e a esposa Alice, que insistentemente o lembra “que é preciso equilibrar a máquina que não quer parar de trabalhar e o corpo que necessita ser cuidado”.

Conhecido por seus longos discursos, Aloísio disse que havia sido recomendado pelo cerimonial para que seu primeiro pronunciamento fosse breve. “Hoje aconteceu um acidente, acordei tarde e esqueci meu discurso em casa, portanto, não sei se poderei cumprir o prometido e ser breve\", brincou. Em seu discurso, Aloisio ressaltou algumas das conquistas obtidas em sua gestão à frente Universidade. “Tive a sorte de ser reitor em um momento excepcional. Nesses oito anos, triplicamos o número de bolsas, aumentamos em 50% o número de vagas de acesso, criamos 25 novos cursos, além de implementar o orçamento participativo\".

Novos integrantes da Reitoria

A nova reitoria será composta pela Pró-reitora de Graduação (PR-1), Ângela Rocha; Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa (PR-2), Débora Vogel; Pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento (PR-3), Carlos Rangel; Pró-reitor de Pessoal (PR-4), Roberto Gambini; Pró-reitor de Extensão (PR-5), Paulo Belleti; Superintendente Geral de Administração e Finanças (SG-6), Araceli Ferreira e o Prefeito da Cidade Universitária, Ivan Ferreira Carmo.

Estiveram presentes à cerimônia os ex-reitores da UFRJ, Adolfo Polilo, Alexandre Pinto Cardoso, Nelson Maculan Filho, Paulo Alcântara Gomes, Sérgio Fracalanzza, José Luiz Fontes Monteiro, além de Anita Macedo, representando Horácio Macedo. Participaram também os antigos pró-reitores, diretores de unidades, decanos, alunos e funcionários da Universidade.

Perfil do reitor

Carioca, 60 anos, Carlos Levi é graduado em Engenharia Naval pela UFRJ (1974), Mestre pela Coppe (1975) e Doutor pela University of London (Inglaterra – 1981). Ingressou na Coppe, em 1999, como professor do Programa de Engenharia Oceânica e, desde então, tem dedicado parte de sua vida à universidade, coordenando estudos e liderando projetos estratégicos, como a instalação do LabOceano, um dos maiores laboratórios do país, inaugurado em abril de 2003 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O laboratório, que possui o tanque oceânico mais profundo do mundo, capaz de reproduzir as principais características do meio ambiente marinho e simular fenômenos que ocorrem em lâminas d’água superiores a 2 mil metros de profundidade, vem realizando importantes testes para a exploração de petróleo na camada do pré-sal.

• Publicado em - 08/07/2011