/Coppe lança programa para atender empresas do setor elétrico

O diretor da Coppe, professor Edson Watanabe, fez a abertura do workshop de apresentação do PIEEA Coppe/UFRJ lançou nesta segunda-feira, 2 de maio, o Programa Coppe de Inovação do Setor Elétrico (PIEE). Apresentado em um workshop realizado no auditório da instituição, na Cidade Universitária, o PIEE tem por objetivo desenvolver projetos para empresas do setor participantes do Programa de P&D Aneel, coordenado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Inicialmente, o novo Programa atenderá apenas a empresas localizadas no Estado do Rio de Janeiro.

O workshop de lançamento do PIEE foi acompanhado por cerca de 100 pessoas. Prestigiaram o evento representantes do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), da Eletrobras, do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel), e das concessionárias Light e Ampla, entre outros.

Por meio do novo programa, a Coppe espera desenvolver projetos de elevado nível de complexidade e de grande impacto para o setor elétrico brasileiro. Para isso, ela vai promover um maior intercâmbio de diferentes áreas. “A expectativa é que Programa Coppe de Inovação do Setor Elétrico consiga desenvolver projetos mais integrados e interdisciplinares, envolvendo diferentes grupos de pesquisa da Coppe, durante prazos mais longos”, afirmou o diretor da Coppe, professor Edson Watanabe. Segundo ele, a proposta é realizar projetos mais abrangentes, que atendam ao setor de uma forma geral.

O coordenador geral do PIEE, professor Luiz Pinguelli Rosa, destacou a importância do ProgramaCoordenador Geral do PIEE, o professor Luiz Pinguelli Rosa, diretor de Relações Institucionais da Coppe, destacou a importância do novo programa. “O Programa é uma iniciativa oportuna, que poderá agregar bastante ao setor elétrico. Ele está sendo lançado em um momento delicado para o país, o que confere uma relevância ainda maior a essa iniciativa”, afirmou.

“Essa iniciativa está alinhada ao esforço que temos feito aqui na Agência Nacional de Energia Elétrica. A Coppe possui condições para ter uma participação ainda maior no Programa de P&D Aneel”, afirmou o superintendente de Pesquisa e Eficiência Energética da Aneel, Máximo Pompermayer. Impossibiltado de comparacer ao Rio de Janeiro, Pompermayer participou do workshop por meio de teleconferência. O superintendente da Agência falou sobre a importância da articulação de esforços entre as empresas, o que, em sua opinião, favorecerá ainda mais a competitividade das companhias.

O coordenador técnico do PIEE, professor Djalma Falcão, fez o detalhamento do ProgramaOs projetos a serem realizados no PIEE serão financiados pelas empresas do setor elétrico com recursos do Programa de P&D Aneel. “Os recursos serão repassados de acordo com os projetos a serem realizados”, adiantou o coordenador técnico do PIEE, Djalma Falcão, professor do Programa de Engenharia Elétrica da Coppe.

A fim de orientar as ações do PIEE e definir os projetos a serem desenvolvidos, o Programa contará com um Comitê Consultivo constituído por representantes das empresas associadas e por empresas e órgãos convidados. Poderão participar como convidados entidades como o ONS, a EPE, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e instituições de pesquisa como o Cepel e o Cenpes (Petrobras), entre outros. O PIEE contará, também, com três  coordenações: Geral, Técnica e Administrativa, esta última a cargo da Fundação Coppetec, e por áreas de Auditoria e Risco e de Propriedade Intelectual.

Segundo o professor Djalma Falcão, nos próximos dias as empresas de energia elétrica e as entidades do setor serão convidadas a integrar o PIEE. A intenção é realizar o mais breve possível uma reunião com a participação das empresas que se associarem ao Programa e das entidades convidadas. A expectativa é que, mas adiante, empresas de pequeno e médio portes  e startups também se integrem ao PIEE. A proposta é que elas possam transformar ideias geradas nos projetos em novos produtos.

Além do detalhamento do PIEE, o workshop contou com palestras de professores da Coppe sobre projetos da área de energia que já estão em andamento. Alguns deles são financiados por recursos do Programa de P&D Aneel. Ao final, os participantes puderam conhecer o Ônibus Híbrido Elétrico-Hidrogênio e o Trem de Levitação Magnética Maglev-Cobra da Coppe e o Estacionamento Solar da UFRJ.

• Publicado em - 02/05/2016