/Laboratório da Coppe produz álcool 70% com tecnologia inovadora de filtragem

O Centro de Pesquisas e Caracterização de Petróleo e Combustíveis (Coppecomb) da Coppe/UFRJ está produzindo álcool 70% a partir de tecnologia de filtragem que retira as impurezas do etanol, tornando-o apropriado para uso hospitalar. Primeiro laboratório a receber os kits de filtragem, que combinam filtros por carvão, resina e membranas, o Coppecomb integra o Grupo de Trabalho do Álcool da UFRJ, cujo projeto foi um dos vencedores no edital Desafio Vale Covid-19 para iniciativas inovadoras de combate ao novo Coronavírus. O projeto, que contempla cinco universidades brasileiras, possibilitará a produção e doação de mais de 30 mil litros de álcool 70% por semana.

O GT da UFRJ é composto por várias unidades da UFRJ: Coppe, Escola de Química, Instituto de Química, Faculdade de Farmácia, Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, Centro de Ciências da Saúde, Complexo Hospitalar e Prefeitura Universitária. De acordo com a vice-diretora da Escola de Química, professora Fabiana da Fonseca, desde que foi constituído, o grupo recebeu muitas doações de álcool combustível, mas os principais doadores não conseguiam evitar que alguns hidrocarbonetos se misturassem ao álcool.

Segundo a professora Fabiana, embora a maior parte do álcool produzido - mais de 70 mil litros até o momento- fosse bom o suficiente para diversos tipos de uso, não tinha a pureza necessária para uso hospitalar. “Por isso, decidimos buscar formas de retirar essas impurezas e optamos pelos kits que combinam filtragem por carvão, resina e membranas. Nós já usávamos esses processos para filtragem de outros líquidos, mas é a primeira vez que usamos para a produção de álcool 70%”, explica a coordenadora do projeto.

Com a tecnologia, o álcool recebido em doações é bombeado para um módulo, no qual passa por duplas filtragens em carvão ativado e resinas poliméricas. Após essa etapa, o álcool ainda passa por uma filtragem adicional em membranas de microfiltração. Em seguida, o álcool puro, resultante do processo, é diluído até 70% e pode ser disponibilizado em líquido, gel ou glicerinado.

“O kit servirá para filtrar o álcool que recebemos da BR Distribuidora, uma das principais doadoras e primeira colaboradora do projeto, desde a primeira semana. A BR já doou dez mil litros de álcool e a produção total do GT, a partir das contribuições de todos os doadores e parceiros do projeto, já ultrapassou 70 mil litros de álcool diluído”, complementa Rejane Rocha, pesquisadora do CoppeComb.

O projeto foi inscrito pela professora Fabiana da Fonseca no Desafio Vale Covid-19, edital lançado em março pela mineradora para selecionar iniciativas inovadoras de combate à Covid-19. Selecionado, o GT recebeu R$ 393 mil para expandir o uso dos kits de filtragem em outras cinco universidades: Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UFTPR).

• Publicado em - 06/07/2020