Lista completa

/Macro desafios na construção de uma carreira em Nano e Microfluidica

• Palestrantes: Carolina Cotta
  • Local: Auditório da Coppe, Bloco G, sala 122, Centro de Tecnologia
  • Data: 09/10/2019
  • Hora: 10:00

“Macro desafios na construção de uma carreira em Nano e Microfluidica” é o tema da palestra que será proferida no próximo dia 9 de outubro, às 10 horas, pela professora da Coppe/UFRJ Carolina Cotta, vencedora do Prêmio Coppe Giulio Massarani Mérito Acadêmico 2018. Promovido pelo Grupo de Apoio à Mulher, criado para estimular a participação das mulheres na carreira acadêmica e científica, o evento será realizado no auditório da Coppe, Bloco G, sala 122, Centro de Tecnologia, Cidade Universitária.

Na palestra, a pesquisadora carioca, de 37 anos, falará sobre sua trajetória na academia, a qual revela a craque que trocou o esporte pela ciência. Ex-atleta, que chegou a ser parceira de quadra de integrantes da seleção brasileira de vôlei, como Paula Pequeno, e de vôlei de praia, como Ângela Rebouças Lavalle, Carolina optou pela Engenharia. Mestre e doutora em Engenharia Mecânica pela Coppe, com pós-doutorado pela University College London (UCL), na Grã-Bretanha, ingressou em 2011 como docente do Programa de Engenharia Mecânica da Coppe, e em 2013 passou também a integrar o quadro de professores do Programa de Engenharia da Nanotecnologia.

Membro filiada da Academia Brasileira de Ciências (ABC) desde 2015, e pesquisadora 1D do CNPq desde 2011, foi contemplada três vezes pelo Programa Jovem Cientista do Nosso Estado da Faperj. Como orientadora, recebeu seis premiações. Entre elas, a Menção Honrosa no Prêmio Capes de Teses, em 2014, na categoria Engenharias III, defendida pelo aluno Diego Campos Knupp; e o II Prêmio Oscar Niemeyer de melhor Projeto Final, concedido pelo Crea, em 2011, de autoria de João Vitor Cabral Ayres.

• Publicado em - 19/09/2019