Lista completa

/Sustentabilidade urbana é tema de seminário na Coppe

• Local: Seminário Cidades Sustentáveis
  • Data: 16/07/2013

Os megaeventos que o Rio de Janeiro sediará nos próximos anos fazem da cidade o ambiente ideal para repensar o desenvolvimento sustentável e inclusivo das grandes cidades. Aproveitando essa oportunidade, a Coppe/UFRJ, a Universidade de Tsinghua, o Centro China Brasil de Mudanças Climáticas e Tecnologias Inovadoras para Energia e o Centro Mundial de Sustentabilidade Rio+ promovem no próximo dia 16 de julho o seminário Cidades Sustentáveis, no auditório da Coppe do Centro de Tecnologia 2, Cidade Universitária.

O seminário Cidades Sustentáveis contará com apresentações sobre projetos, tecnologias e políticas públicas voltadas para a sustentabilidade em três diferentes países: Brasil, China e Estados Unidos. As discussões terão quatro focos principais, escolhidos a partir de tópicos referentes à sustentabilidade urbana que foram escolhidos pela Coppe/UFRJ como prioridades durante a Rio+20, em 2012. São eles mobilidade urbana, tratamento de resíduos e reciclagem, tratamento de água e construções sustentáveis.

A abertura do evento contará com a participação do professor Luiz Pinguelli Rosa, diretor da Coppe, e do coordenador do Centro Rio+, Rômulo Paes. Ao final, será promovida uma reunião com representantes das entidades organizadoras para delineamento de documento comparativo de projetos e políticas para sustentabilidade em diferentes condições.

Programação:

09:00 – 09:30 – Boas vindas: Prof. Luiz Pinguelli Rosa, diretor da Coppe/UFRJ e dr. Romulo Paes, coordenador do Centro Rio+

09:30 – 09:45 – Walter Figueiredo de Simoni, superintendente da Subsecretaria de Economia Verde do Estado do Rio de Janeiro

09:45 – 10:00 – Rodrigo Rosa, assessor da Casa Civil da Prefeitura do Rio de Janeiro

10:00 – 10:30 – Prof. Zhang Xiliang, Universidade de Tsinghua - Políticas Nacionais da China para cidades sustentáveis

10:30 – 10:40 – Perguntas

10:40 – 11:00 – Coffe break

11:00 – 11:30 – Prof. Zhou Jian, Universidade de Tsinghua - Políticas e Projetos de sustentabilidade em Beijing

11:30 – 12:00 – Prof. Timothy Beatley, Escola de Arquitetura, Universidade da Virgínia - Construções Sustentáveis

12:00 – 12:30 – Prof. Emilio La Rovere, COPPE/UFRJ

12:30 – 12:50 – Perguntas

13:00 – 14:00 – Almoço

14:00 – 15:30 – Reunião das equipes (COPPE/UFRJ, Universidade de Tsinghua, Universidade de Virginia e Rio+) e discussão a respeito do projeto a ser delineado sobre comparação e avaliação de projetos e políticas para sustentabilidade em diferentes condições.

• Publicado em - 16/04/2014