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/Cidade Universitária ganha Ponte do Saber

Será inaugurada nesta sexta-feira, 17 de fevereiro, às 10 horas, a Ponte do Saber, que ligará a Cidade Universitária à Linha Vermelha, no sentido Centro da cidade. Primeira ponte estaiada do Rio de Janeiro, a obra tem extensão total de 934 metros, com duas pistas de 4,5 metros de largura cada. A cerimônia de inauguração contará com as presenças do governador do Rio, Sérgio Cabral Filho, do vice-governador, Luiz Fernando Pezão; do prefeito da cidade, Eduardo Paes; do vice-diretor da Coppe, Aquilino Senra; da presidente da Petrobras, Graça Foster; do secretário de Meio Ambiente, Carlos Minc; do reitor da UFRJ, Carlos Levi; e do presidente da Fundação Bio Rio, Márcio de Andrade Fortes, entre outros.

A expectativa é que a nova via melhore o trânsito da Cidade Universitária, que recebe diariamente, em média, cerca de 70 mil pessoas e 25 mil veículos. Projetada pelo arquiteto Alexandre Chan, a ponte se baseia em estudos iniciais feitos pelo professor do Programa de Engenharia Civil da Coppe, Francisco Lopes, e pelo arquiteto Ivan Ferreira Carmo, hoje prefeito da Cidade Universitária. Os traçados preliminares foram feitos em 2008 por membros do Comitê do Plano Diretor da UFRJ, liderados pelo professor da Coppe, Carlos Antonio Levi, atual reitor da UFRJ. Sua construção foi negociada pelo governador Sérgio Cabral, após compromisso assumido em 2007 com a diretoria da Coppe e com a reitoria da UFRJ, para solucionar uma parte dos problemas de trânsito da Cidade Universitária e seu entorno.

Com acesso pela Avenida Pedro Calmon e pela Rua Moniz de Aragão, onde serão instalados semáforos para ordenar o fluxo dos veículos, a nova ponte está sendo aguardada com grande expectativa por muitos que trabalham e estudam na Ilha do Fundão. Nesta matéria do Planeta Coppe, os leitores podem conhecer mais detalhes sobre a obra.

Arquitetura e plasticidade


Ponte estaiada é uma ponte cujo conjunto de pistas é sustentado parcial ou totalmente por elementos estruturais flexíveis, formados por feixes de cabos de aço e fixados em uma ou mais colunas de altura elevada. Os elementos flexíveis são chamados de estais e as colunas são conhecidas como pilones. Além das características construtivas diferentes das adotadas nas pontes que se apoiam exclusivamente em pilares fincados no solo, as pontes estaiadas geralmente se distinguem pela beleza plástica proporcionada pelo arranjo dos estais.

A ponte tem 934 metros de comprimento e duas pistas com 4,5 metros de largura cada. A parte central da via cruzará o Canal do Fundão, que separa a Ilha do Fundão do continente, e terá 172 metros de vão livre, sem pilares, sustentado por cabos de aço distribuídos em 15 estais frontais, em formato de leque-harpa, e mais três pares traseiros. Os cabos ficarão presos a um pilone com altura total de 96 metros, já contando a sinalização de navegação aérea e um mastro de para-raios.

Homenagem aos biguás

Iniciada em abril de 2010, a construção da ponte faz parte do Programa de Recuperação e Revitalização do Canal do Fundão. Executado pela Secretaria de Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, o Programa conta com financiamento da Petrobras. Trata-se de uma compensação à cidade do Rio de Janeiro pelo derramamento acidental de óleo ocorrido na Baia de Guanabara no fim dos anos 90.


O visual da nova ponte é moderno, com efeitos especiais que aproveitarão a reflexão do sol até o entardecer; e iluminação com projetores à noite. O arquiteto Alexandre Chan percebeu que o formato do pilone é semelhante ao movimento de um pássaro marinho ao emergir da água e lembrou-se do esforço que o biguá, ave marinha comum na região, fazia para sair da água oleosa durante o acidente na Baía. Por isso, o pilone foi batizado de Biguá Renascido.

A ponte poderá ser utilizada por todos os tipos de veículos, mas, segundo o prefeito Ivan Ferreira Carmo, é provável que seja necessário impor restrições a veículos de baixa velocidade, como os caminhões, entre 16h e 18h30min – o horário de pico na Ilha do Fundão. De acordo com estimativa da prefeitura da Cidade Universitária, nessa parte do dia cerca de 1 mil veículos atravessarão a ponte a cada hora. Por isso, algumas operações especiais de controle de tráfego estão sendo estudadas.

“Nossa previsão”, diz Ivan, “se baseia no número de veículos que saem do campus no horário de pico e vão em direção ao Centro da cidade pela Linha Vermelha. Quando esta estiver congestionada, teremos que adotar algumas medidas. Uma das possibilidades em estudo é impedir a entrada de automóveis particulares pela parte norte da Ilha, nas imediações do Hospital Universitário, evitando assim um tráfego mais intenso no interior do campus”.

Cartão postal do Rio


Na escolha da solução estrutural para a nova via foram levados em conta quesitos como a acessibilidade, os custos, a aparência, a parte operacional da construção propriamente dita e, principalmente, as características dos solos. A Ilha do Fundão é formada pela junção, por meio de aterro, de pequenas ilhas. O fato de a ponte ser estaiada, não necessitando de pilares para cruzar o canal, torna a obra mais rápida, diz o professor da Coppe, Francisco Lopes. Outra vantagem é que a nova via não causará impacto na navegação naquela parte do canal. Uma terceira vantagem apontada pelo professor é o potencial da ponte para se tornar uns dos cartões postais do Rio de Janeiro, graças a seu visual.

Mas, apesar de ser mais uma opção de saída da Cidade Universitária, a nova ponte é considerada pelos professores do Programa de Engenharia de Transportes da Coppe uma solução paliativa, ou seja, não resolverá todos os problemas do trânsito na região. Francisco Lopes concorda com eles, porque os engarrafamentos no campus são consequência de congestionamentos fora da Ilha do Fundão. Além disso, o número de veículos particulares que trafegam no campus não para de crescer e, de acordo com estimativa do comitê do Plano Diretor da UFRJ, deve chegar a 40 mil nos próximos dez anos.

“A melhor solução é o transporte coletivo”, diz Francisco Lopes. Por isso, o Comitê do Plano Diretor está buscando alternativas como a construção de um ramal de trem até a Cidade Universitária, partindo da estação de Bonsucesso. A proposta foi apresentada à concessionária Supervia, que, no entanto, não acenou com possibilidade de implantação a curto prazo. Outra opção, já em implantação, é o BRT Transcarioca, que ligará a Barra ao Galeão, passando pela Ilha do Fundão.

  • Publicado em - 15/02/2012