/Equipe formada por alunos da Coppe e do Cefet representará o Brasil no Invent for the Planet 2020

Dois alunos da Coppe/UFRJ representarão o Brasil na próxima etapa do desafio internacional Invent for the Planet 2020. Com a proposta de criar um sistema de filtragem de microplásticos na saída de água das residências, Larissa Fonseca e Dimitri Costa, alunos de doutorado em Engenharia Mecânica da Coppe, juntamente com Samuel Breves e João Lucas, alunos de graduação de Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica do Cefet-RJ, venceram a primeira etapa do desafio. O grupo formado por alunos da Coppe e do Cefet ficou à frente das demais equipes (cinco).

Entre os dias 14 e 16, seis grupos formados por 31 alunos desenvolveram projetos inovadores, cujo objetivo central é contribuir para melhorar o planeta. No domingo, dia 16, os grupos apresentaram suas propostas e no final do dia uma comissão escolheu a equipe que representará o Brasil na segunda etapa do desafio.  A divulgação dos cinco finalistas está prevista para o dia 3 de março. A final será disputada nos Estados Unidos, na Texas A&M University, entre os dias 31 de março e 2 de abril.

O projeto vencedor consiste em um filtro que captura as pequenas partículas de plástico presente na água que sai de torneiras e máquinas de lavar, algumas delas menores que a espessura de um fio de cabelo. Essas partículas representam risco para a microfauna presente nos oceanos e contribui para o aumento da transferência de poluentes do mar para a vida marinha. No processo de lavagem de roupas, em máquinas, os resíduos liberados correspondem a aproximadamente 50% dos microplásticos de uma casa.

Segundo o professor Marcelo Savi, do Programa de Engenharia Mecânica da Coppe, foram apresentadas soluções inovadoras, "algumas viáveis, outras menos, mas sempre consideramos interessante como os alunos amadurecem uma ideia em apenas 48h. É gratificante ver como partem de uma solução simples para uma mais complexa”, avaliou o professor Marcelo, que coordenou a realização do Invent for the Planet 2020, no Rio de Janeiro, junto com o professor Pedro Pacheco, do Cefet-RJ.

Projeto vencedor pode ser aplicado no oceano e nas próprias casas

"A maior parte do tempo que a gente gastou no evento foi no primeiro dia, pois definimos o que queríamos fazer e como o projeto funcionaria. Essa escolha foi determinante para chegarmos ao protótipo apresentado, hoje, que pode ser aplicado tanto no oceano como em casa", explicou Larissa Fonseca, aluna de doutorado em Engenharia Mecânica da Coppe e integrante da equipe vencedora.

Segundo Marcelo Savi, o mecanismo de filtragem pode ser posto em saídas de águas de uma residência, como sifão de banheiro e na saída de máquina de lavar roupa. O filtro é composto por elementos que capturam os minúsculos pedaços de plástico e impedem sua trajetória aos rios e oceanos”, explica o professor da Coppe.

Nesta edição participaram 31 alunos da Coppe, Escola Politécnica e Cefet, sendo 19 de graduação e 12 de pós (mestrado e doutorado). Ao contrário de 2019, quando apenas uma aluna participou, desta vez a representatividade feminina foi ampliada, com a participação de nove estudantes mulheres.

Esta mudança de perfil foi comemorada por Beatriz Borges, aluna de mestrado em Engenharia Mecânica da PUC-Rio e ex-bolsista de iniciação no Mecanon, laboratório da Coppe, coordenado pelo professor Marcelo. Beatriz foi a única menina a participar no ano passado. “Temos que quebrar essa ideia de que Engenharia é para homem”, celebrou Beatriz.

Segundo o professor Pedro Pacheco, do Cefet, embora o Invent for the Planet seja uma competição, o seu real intuito é promover a colaboração. "Hoje em dia, estamos todos muito individualistas. Temos que pensar nos interesses da coletividade", ponderou.

• Publicado em - 19/02/2020