/Presidente Lula é transportado no Ônibus a Hidrogênio da Coppe

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou, hoje, dia 31, pela manhã, a bordo do Ônibus a Hidrogênio da Coppe/UFRJ, o primeiro com tecnologia 100% nacional, ao 10º Challenge Bibendum, no Riocentro. Promovido pela Michelin, o evento tem como proposta incentivar o uso de veículos movidos a combustíveis não poluentes. Acompanhado do diretor da Coppe/UFRJ, Luiz Pinguelli Rosa, e do diretor do Laboratório de Hidrogênio da Coppe/UFRJ, Paulo Emílio de Miranda, Lula seguiu, no pátio do Riocentro, por quase dois quilômetros no ônibus desenvolvido pela universidade. (Confira o vídeo–registro do Presidente Lula a bordo do Ônibus a Hidrogênio da Coppe)

Iniciativas como o ônibus a hidrogênio estão entre as tecnologias que devem ser utilizadas no que o presidente chamou de política de mobilidade urbana. “Este é um caminho sem volta, temos que ter uma politica de mobilidade urbana e não é porque agora conquistamos o direito de sediar uma Copa do Mundo ou uma Olimpíada. É porque é a realidade. Temos mais de 80% da nossa população nas grandes cidades. Temos que dar um salto de qaulidade nesta área”, disse.

Já o governador do Rio, Sérgio Cabral, destascou o papel das pesquisas em universidades na busca dessas soluções. Segundo Cabral, a parcceria entre a academia e empresas é fundamental para que a frota de veículos urbanos deixe de ser um dos maiores vilões no índice de emissão de gases poluentes causadores do efeito estufa.

Neste sentido, o ônibus a hidrogênio da Coppe pode ajudar muito. Considerado a evolução do transporte urbano, o veículo tem tamanho e a aparência iguais a um ônibus urbano convencional, porém possui o mesmo sistema de recuperação de energia cinética utilizada pelos carros de Fórmula 1. A diferença é que na Fórmula 1 esse sistema é voltado para ganho de velocidade e nos ônibus da Coppe para aumentar a eficiência energética e economizar combustível.

Esta eficácia foi colocada à prova ontem, domingo. O ônibus a hidrogênio desenvolvido pelo Laboratório de Hidrogênio da Coppe disputou na categoria Eficiência Energética o Rali Challenge Bibendum. O veículo fez o percurso da primeira etapa (entre o Riocentro e o Quebra-Mar, no bairro da Barra da Tijuca) 25 minutos abaixo do tempo previsto e confirmou as expectativas em relação a sua eficiência energética. Também participou de testes técnicos de dirigibilidade, ruído e aceleração e teve seus resultados de laboratório analisados pela comissão julgadora quanto aos níveis de emissão de gases poluentes. Dezenove ônibus participaram da competição, o resultado sai hoje, segunda-feira, a partir de 18h.

O ônibus é apontado ainda como uma opção de transporte sustentável para o Rio de Janeiro para a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016. O coletivo circulará na Cidade Universitária a partir de julho, transportando professores e alunos e, no segundo semestre de 2010, fará uma linha regular na Zona Sul da cidade do Rio.

• Publicado em - 31/05/2010