/Professor da Coppe recebe o prêmio Charles A. Desoer do IEEE

O professor Paulo Sergio Ramirez Diniz, do Programa de Engenharia Elétrica (PEE) da Coppe/UFRJ, foi agraciado com o Prêmio Charles A. Desoer (Technical Achievements Award), da Sociedade de Circuitos e Sistemas do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE). Uma das premiações de maior prestígio do IEEE, o Charles A. Desoer 2014 foi entregue a Diniz durante o International Symposium on Circuits and Systems (ISCAS), no mês de junho, na Austrália.

A premiação é um reconhecimento da Sociedade de Circuitos e Sistemas do IEEE às contribuições científicas do professor da Coppe na área de processamento de sinais, incluindo trabalhos voltados para Eliminação de Oscilações Não Lineares, Bancos de Filtros, Transmissão em Blocos e Sistemas Adaptativos.

Este é o quarto prêmio concedido a Diniz pelo IEEE, instituição da qual é membro há 34 anos. No ano 2000 o professor recebeu o título de Fellow, em 2004 o Educational Award e dois anos mais tarde foi agraciado com o prêmio Guillemin Cauer Award pelo melhor artigo publicado na revista do IEEE. O artigo premiado foi assinado em conjunto com o professor Sergio Lima Netto, da Coppe, e com o então aluno de doutorado, Miguel Benedito Furtado Jr. Agora, em 2014, foi a vez do Charles A. Desoer, prêmio que leva o nome do autor do primeiro livro estudado por Diniz, quando era aluno do curso de graduação em Engenharia Elétrica da UFRJ.

“A interação com bons alunos e colegas contribuiu para impulsionar minha carreira e me fez perseguir uma qualidade maior”, afirmou Diniz, que durante a entrevista fez questão de dividir suas premiações e conquistas com alunos e colegas da Coppe.

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Concórdia, do Canadá, em 1984, Paulo Sergio Diniz concluiu mestrado na Coppe/UFRJ, em 1981. Professor titular da UFRJ desde 1996, Diniz vem trabalhando com telecomunicações nas áreas de processamento digital de sinais, sistemas adaptativos, filtros analógicos e digitais e processamento adaptativo.

Clique aqui e saiba mais sobre a trajetória de Paulo Sergio Diniz na seção Perfil do Planeta Coppe.

• Publicado em - 01/08/2014