Lista de Livros

/Livros


Formação Técnica Geral

  • Autor: LTF da COPPE
  • Páginas: -
  • Editora: -

Este livro, editado em cinco volumes, é fruto de um trabalho inédito realizado pela equipe do Laboratório Trabalho e Formação da COPPE/UFRJ, em parceria com a CNM (Confederação Nacional dos Metalúrgicos) da CUT. Trata-se de uma proposta denominada Formação Profissional Negociada, que teve seu início em 1997. A metodologia pioneira, apresentada na coleção, já foi aplicada na empresa Panex, líder nacional na fabricação de panelas. O objetivo é requalificar os trabalhadores com metodologias participativas, de forma que suas ações se tornem visíveis, por meio da consolidação de uma ação triparte que envolva governo, empresas e sindicatos.

 

A coleção Formação Técnica Geral foi produzida por uma equipe multidisciplinar, liderada pelo prof. Fabio Zamberlan, coordenador geral do Laboratório Trabalho e Formação da COPPE. Ele e a coordenadora pedagógica do Laboratório, Carmem Perrota, prepararam toda a publicação, que contou com a participação de engenheiros, educadores, sociólogos e outros colaboradores, além do apoio da gráfica da UFRJ e de recursos liberados pela FINEP.

 

O primeiro volume da coleção, o mais específico, é sobre os processos de transformação. O segundo versa sobre o trabalhador e os processos de gestão e controle. A partir do terceiro são abordados conteúdos mais abrangentes, falando sobre o trabalhador e sua inserção na organização do trabalho; o trabalhador e a organização da produção; e o trabalhador, a empresa e a sociedade. Zamberlan diz que nesse trabalho se reconhece o saber acumulado pelos trabalhadores da área metalmecânica em sua trajetória profissional e cultural tecnológica e organizacional da empresa. Mas, que pode ser voltado, com alguns ajustes, aos trabalhadores de outros segmentos produtivos.

 

“É uma formação técnica, não sindical ou política. Só que tem uma abrangência que extrapola o conteúdo técnico formal. É plena. Não está específico. O trabalhador não vai ser passivo diante desse projeto. Vai entender o que está se passando”, explica Zamberlan, que gostaria que o material fosse reproduzido em escala maior. Para tanto, ele pretende saber de representantes do governo, das empresas e dos trabalhadores o que pensam a respeito da iniciativa e quais são suas expectativas.