Lista completa

• Local: Auditório André Rebouças, sala 202, bloco D, Centro de Tecnologia
  • Data: 13/05/2004 a 14/05/2004
  • Site: www.soltec.poli.ufrj.br

Entre os dias 13 e 14 de maio será realizado no Auditório André Rebouças o Encontro Engenharia e Desenvolvimento Social, coordenado pelo professor Sidney Lianza, do Núcleo de Solidariedade Técnica (SOLTEC) da Escola Politécnica da UFRJ. O evento contará com a presença do Reitor da UFRJ, Aloísio Teixeira, do Presidente do Clube de Engenharia, Raimundo de Oliveira, do Secretário Nacional de Economia Solidária, Paul Singer e do Coordenador do IBASE, João Sucupira, além de outros representantes de órgãos governamentais e da sociedade civil. O auditório fica na sala 202 do bloco D, no Centro de Tecnologia.

As inscrições para o Encontro são gratuitas e podem ser feitas através do e-mail soltec@poli.ufrj.br. Os participantes deverão apenas colaborar com uma doação de 3 Kg de alimentos não perecíveis, que serão doados a sociedades beneficentes que têm trabalhado no combate a fome.

Apoiado pelo Laboratório de Sistemas Avançados de Gestão da Produção (SAGE) da COPPE, o Encontro tem como proposta reduzir as distâncias entre profissionais, estudantes e todos os interessados que queiram aprofundar seus conhecimentos sobre como a Engenharia pode contribuir para o desenvolvimento social brasileiro, através do intercâmbio de experiências práticas em projetos de Engenharia. O professor Sidney, coordenador do SOLTEC, explica que o objetivo é juntar as competências técnicas, expostas pelos participantes, para que se possa trabalhar formas concretas para a elevação da geração de empregos e renda e para a promoção dos direitos humanos.

O coordenador do SAGE, professor Rogerio Valle, participará, juntamente com Paul Singer e João Sucupira, da Mesa Redonda Estado, Responsabilidade Social Corporativa e Economia Solidária, a ser realizada no primeiro dia. O professor diz que os empreendimentos cooperativos e autogeridos assumem uma importância antes desconhecida, devido ao rumo tomado pela estrutura produtiva do país.

Rogerio explica que estes empreendimentos voltados para o social ainda são considerados pela sociedade como utópicos, mas que no futuro esta percepção poderá desaparecer. “À medida em que fiquem mais evidentes as potencialidades destes empreendimentos, a visão equivocada que há sobre suas intenções irá sumindo. Estamos trabalhando na busca da eficiência pela cooperação, o que é um aspecto hoje bastante decisivo no mundo da produção. Cabe ao Estado fomentar esta perspectiva, o que ele começa a fazer através, por exemplo, de uma política de apoio aos Arranjos Produtivos Locais", conclui Rogério.

Mais informações sobre o Encontro estão no site www.soltec.poli.ufrj.br.

• Publicado em - 09/05/2014