/Coppe debate “Desafios tecnológicos nacionais no pós-pandemia”

A Coppe/UFRJ promove no próximo domingo, 21 de junho, o sétimo debate do fórum virtual: O Brasil após a pandemia. Nesta edição, o tema será “Desafios tecnológicos nacionais no pós-pandemia”, e o Fórum contará com a presença do diretor da Coppe, professor Romildo Toledo; do reitor da USP, professor Vanhan Agopyan; o professor do Programa de Engenharia Oceânica da Coppe, Segen Estefen e o vice-presidente de Engenharia e Tecnologia da Embraer, Daniel Moczydlower.O evento será transmitido ao vivo na página da Coppe no Facebook, a partir das 18h.

O encontro contará com a mediação do professor Luiz Pinguelli Rosa, da Coppe. O público poderá assistir e participar do debate, ao vivo, com perguntas que serão encaminhadas aos debatedores, no próprio link da transmissão.

Sobre os palestrantes

Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e presidente da Associação Brasileira de Materiais e Tecnologias não Convencionais, o professor Romildo Toledo foi diretor de Tecnologia e Inovação da Coppe (2013 a 2015), e vice-diretor da instituição (2015 a 2019). É membro do INBAR Bamboo Construction Task Force, e coordenador executivo do Centro Brasil-China de Mudanças Climáticas e Energias Renováveis - uma parceria entre a Coppe e a Universidade de Tsinghua. É o atual diretor da Coppe, com mandato até 2023.

Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, professor Vahan Agopyan foi diretor da Escola Politécnica da USP (2002 a 2005), pró-reitor de Pós-Graduação (2010 a 2014) e vice-reitor da USP (2014 a 2018). Foi ainda diretor-Presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do estado de São Paulo (IPT) e coordenador de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Desenvolvimento do estado de São Paulo. É o atual diretor da USP, com mandato até 2022.

Membro Titular da Academia Nacional de Engenharia e fellow da Society for Underwater Technology (Reino Unido) e da American Society of Mechanical Engineers (ASME), Segen Estefen foi diretor da Coppe (1998 a 2001) e diretor Acadêmico (1994-97) e de Tecnologia e Inovação (2007-13) da instituição. Coordenou o capítulo sobre Energia dos Oceanos no Relatório Especial sobre Energias Renováveis do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e foi membro do Conselho de Administração da Petrobras.

Ex-aluno da Coppe, Daniel Moczydlower ingressou na Embraer em 2013 como presidente e CEO da unidade de negócios Embraer Sistemas. Em 2017 assumiu a direção de Desenvolvimento Tecnológico da Embraer S.A, responsável pela gestão dos investimentos em Pesquisa & Desenvolvimento Pré-Competitivo, incluindo os contratos de cooperação tecnológica no Brasil e no exterior e a gestão da Propriedade Intelectual. Antes de ingressar na Embraer, foi CEO da Chemtech Engenharia e Software, entre 2010 e 2013.

• Publicado em - 19/06/2020