/Professor da Coppe é eleito decano do CT da UFRJ

O professor da Coppe/UFRJ, Fernando Luiz Bastos Ribeiro, do Programa de Engenharia Civil, foi eleito decano do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ com 56,8% dos votos ponderados. O segundo turno das eleições foi disputado com o professor do Programa de Planejamento Energético da Coppe, Marcos Freitas, que teve 43,1% dos votos.

Fernando Ribeiro diz que entre suas principais missões está ampliar a integração das unidades do Centro de Tecnologia com a Decania e fazer um levantamento e adequação dos projetos existentes para aumentar a disponibilidade de energia elétrica no CT, de forma sustentável, cuja demanda tem crescido acompanhando a expansão do número de laboratórios e equipamentos.

Veja aqui seu programa apresentado durante a campanha.

O professor já coordenou o Programa de Engenharia Civil da Coppe por três mandatos consecutivos, entre 2008 e 2014, e foi vice-coordenador de 2006 a 2008. Atualmente, com 521 alunos, 133 funcionários e 58 professores, incluindo os colaboradores, o Programa possui um dos maiores corpos sociais da instituição. Fernando Ribeiro afirma que durante sua gestão a missão mais importante foi a implantação da reforma acadêmica, na qual três áreas clássicas (estruturas, geotecnia e recursos hídricos) foram reestruturadas em seis (estruturas e materiais, petróleo e gás, recursos hídricos e meio ambiente, sistemas computacionais, geotecnia, e mecânica computacional.

Pesquisador 1D do CNPq, Fernando Ribeiro é graduado em Engenharia Civil pela UFRJ, em 1978, concluiu mestrado na Universidade em 1986 e o doutorado, em 1991, ambos no Programa de Engenharia Civil da Coppe. O professor, que cursou seu pós-doutorado na École des Pont Paris Tech (2004), no momento atua na área de modelagem computacional, com mais ênfase em métodos numéricos, elementos finitos, volumes finitos e computação paralela.

• Publicado em - 06/06/2014