Lista de Livros

• Autor: Martin Schmal
  • Páginas: 376
  • Editora: Synergia Editora

De autoria do coordenador do Núcleo de Catálise (NUCAT) do Programa de Engenharia Química da Coppe/UFRJ Martin Schmal, o livro Catálise Heterogênea apresenta fundamentos importantes para a fabricação de combustíveis e produtos químicos utilizados em larga escala e em processos de abatimento da poluição. Sua leitura é de fundamental importância para os que buscam aprimorar os processos químicos que envolvem catalisadores, causando menores danos ao meio ambiente e sendo capazes de aproveitar diversas fontes de matérias-primas.

Na primeira parte do livro são apresentados os fundamentos do processo de catálise com abordagem que contempla os padrões de atividade, os fenômenos de absorção-dessorção e as teorias avançadas sobre o tema, além de exemplos de como selecionar catalisadores para processos de interesse industrial e acadêmico.

Na segunda parte da obra são apresentados os catalisadores, com ênfase nos principais métodos de preparação com pré/pós tratamentos e as mais importantes caracterizações, dentre elas os métodos de caracterização dos catalisadores sob condições reais de uso, os chamados métodos in situ. No decorrer do livro são apresentados exercícios e exemplos de tratamento de resultados experimentais, muitos deles obtidos no NUCAT, retirados das inúmeras publicações e teses orientadas pelo professor Schmal ao longo de mais de 30 anos de dedicação ao ensino e à pesquisa em catálise.

Sobre o autor:

Martin Schmal é graduado em Engenharia Química pelo FEI/PUCSP (1964), mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (1966) e doutor em Engenharia Química – Technische Universitat Berlin (1970). Atualmente, é professor emérito do Programa de Engenharia Química da Coppe/UFRJ.

• Publicado em - 25/04/2014