/Professora Denise Pires assume nesta segunda-feira como 1ª reitora da UFRJ

Na próxima segunda-feira, 8 de julho, o Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto Leher, transmitirá o cargo para a professora Denise Pires, que será a primeira mulher a liderar a maior universidade federal do país. O mandato de Denise Pires e Carlos Frederico Leão da Rocha (vice-reitor) vai até julho de 2023. A solenidade será realizada, às 10h no Auditório Horta Barbosa, Centro de Tecnologia.

O evento, aberto ao público, contará com a presença de autoridades do país e da comunidade universitária. Durante a cerimônia, o Coral Infantil da Universidade cantará o Hino Nacional, com a regência da professora Maria José Chevitarese. A banda UFRJazz, formada por alunos da Escola de Música e convidados, encerrará a solenidade.

Aberta ao público, a cerimônia será transmitida ao vivo pela Web TV da UFRJ, e também nas páginas da UFRJ nas redes sociais, no Facebook e no Instagram.

Sobre a nova reitora

Primeira reitora da UFRJ, Denise Carvalho é livre-docente em Fisiologia e Biofísica pela Universidade de São Paulo (USP). É professora titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), com atuação em cursos de graduação da área de saúde e nos programas de pós-graduação em Medicina (Endocrinologia) e Ciências Biológicas (Fisiologia) da UFRJ.

Médica formada pela UFRJ com diploma cum laude, possui mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica), ambos pelo IBCCF. Tem pós-doutorado pelo Hôpital Bicêtre (França) e pela Universitá degli Studi di Napoli Federico II (Itália). Já foi diretora e vice-diretora do IBCCF, e coordenadora acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação (PR-1),

• Publicado em - 05/07/2019