/COPPE Elege Nova Diretoria

A comunidade da COPPE acaba de eleger sua nova diretora, Angela Maria Cohen Uller e a vice-diretora, Marilita Gnecco Braga, que ocupará também o cargo de diretora de Planejamento, Administração e Finanças. No ano em que a COPPE completa 40 anos de fundação, esta é a primeira vez que uma mulher assume a Diretoria da instituição.

Angela Uller formou-se em Engenharia Química na UFRJ. Doutora em Engenharia Química Aplicada pela Universidade de Paris VI, é professora adjunta do Programa de Engenharia Química da COPPE, já tendo orientado 16 teses de Mestrado, oito de Doutorado e publicado 75 trabalhos científicos. Atualmente, ocupa o cargo de diretora de Tecnologia e Inovação da Instituição, sendo responsável pela negociação e gestão de convênios de apoio institucional junto às agências de fomento (MCT, CNPq, CAPES e FINEP) e pela captação de projetos junto à empresas privadas e estatais.

Desde o ano passado, a professora atua como diretora executiva da Fundação COPPETEC, já tendo exercido esta função no período de 1993 a 1998. Ângela também é membro do Conselho de várias instituições como CNPq, CGEE, CEPEL e FAPERJ, onde pertence ao Conselho Superior. Além disso, é Presidente da Associação Brasileira de Instituições de Pesquisa Tecnológica Industrial (ABIPTI) e já atuou na direção da Associação Nacional de Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia das Empresas Inovadoras (ANPEI).

Marilita Gnecco de Camargo Braga formou-se em engenharia civil, em 1973, pela Escola de Engenharia Mauá, em São Paulo, fez mestrado na COPPE e PhD em Transportes pelo Imperial College of Science, Technology and Medicine, Inglaterra, em 1989. Pesquisadora da COPPE desde 1977, em 1982 tornou-se professora adjunta do Departamento de Transportes da Escola de Engenharia da UFRJ e no ano seguinte do Programa de Engenharia de Transportes da COPPE, Programa do qual foi duas vezes coordenadora. Orientou 18 teses de mestrado e doutorado. Marilita é pesquisadora 1 do CNPq.

Em 1998, assumiu o cargo de diretora Administrativa e de Finanças da COPPE, durante a administração do Prof. Segen Estefen. Na gestão do Prof. Pinguelli, iniciou uma nova forma de organização na Diretoria Administrativa, promovendo a tomada de decisão de forma compartilhada, com os gerentes de cada área ouvindo os chefes da seção envolvida. Este arranjo possibilitou uma gestão efetivamente participativa e profissional dos destinos da instituição entre diretoria e corpo técnico-administrativo.

Confira o perfil da nova Diretoria da COPPE

O professor Fernando Rochinha, do Programa de Engenharia Mecânica, assumirá a Diretoria Acadêmica, tendo ocupado na gestão anterior a diretoria acadêmica adjunta. Prof. Rochinha é engenheiro mecânico formado pela PUC-Rio, onde obteve seus títulos de M.Sc. e D.Sc., tendo ingressado na COPPE em 1993 e atingido o nível de professor titular pela CAD. Foi coordenador do curso de engenharia mecânica, representante do CT no CEG e, atualmente, representante no CEPG. Participou em 2000 e 2001 da Comissão Nacional de Acompanhamento da GED, na SESU/MEC. Prof. Rochinha é pesquisador 1 do CNPq.

A Diretoria Acadêmica Adjunta ficará a cargo da professora Cláudia Werner, do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação. Profa. Cláudia Werner está na COPPE desde 1985, sendo pesquisadora do Programa de Engenharia Civil até 1988, obtendo o título de doutora pelo Programa de Engenharia de Sistemas e Computação. Foi coordenadora do PESC, em 2001. Desenvolveu o sistema de controle acadêmico do Programa, hoje em vias de ser disponibilizado aos diversos programas da COPPE através do CISI e já instalado na Engenharia Civil e no Planejamento Energético.

Na Diretoria de Tecnologia e Inovação, ficará o Prof. José Farias de Oliveira, atual coordenador do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais. Prof. Farias é engenheiro de Minas formado pela Universidade Federal de Pernambuco, concluindo seu mestrado pela PUC em 1972 e seu doutorado pela COPPE em 1986. Foi engenheiro do Departamento Nacional da Produção Mineral, entre 1969 e 1971 e chefe da Divisão de Tecnologia Mineral da CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais). No período de 1978 a 1985 trabalhou no CETEM, tendo sido Superintendente Adjunto desse Centro. Atualmente é Prof. Titular, pesquisador 1 do CNPq, e participou de fóruns acadêmicos como o Comitê Assessor do CNPq.

A Diretoria Adjunta contará com a participação do Prof. Carlos Nassi, do Programa de Engenharia de Transportes, que apoiará o Prof. Farias na captação de recursos, em particular, junto aos órgãos de governo, tais como ministérios, FINEP, BNDES, etc. Prof. Nassi é engenheiro civil formado pela USP em 1978, M.Sc. também pela USP, doutor pela Universidade de Paris em 1985 e fez seu pós-doutorado no University College. O Prof. Nassi é pesquisador 1 do CNPq e tem experiência na condução de projetos, pelos inúmeros que coordenou pela COPPETEC.

O diretor adjunto para questões de planejamento institucional será Paulo Barcellos, que é funcionário da UFRJ desde 1988, tendo se formado em administração pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade. Trabalhou na SR4 e na FEA. Em 1996, obteve seu título de M.Sc. pelo Programa de Engenharia de Produção da COPPE, onde também está em vias de defender seu doutorado. Entre 1995 e 2001, foi cedido a Dataprev, onde exerceu o cargo de gerente de recursos humanos.

• Publicado em - 05/06/2003