/Jim Kurose profere Aula Inaugural da Coppe 2021

A Coppe/UFRJ promove, dia 5 de maio, a cerimônia de Recepção aos Novos Alunos e sua Aula Inaugural de 2021, com Jim Kurose, professor de Ciência da Computação, da University of Massachusetts Amherst (EUA). A Aula terá como tema Teaching at a distance: Lessons learned during the pandemic and what comes next (Ensino à distância: lições aprendidas durante a pandemia e o que vem a seguir) e será transmitida, a partir das 10 horas, pelo canal da Coppe no YouTube.

A cerimônia, que terá interpretação em Libras, será aberta pelo diretor da Coppe, professor Romildo Toledo. As boas vindas aos novos egressos e apresentação da instituição serão feitas pela diretora de Assuntos Acadêmicos, professora Lavínia Borges e pelo diretor-adjunto de Assuntos Acadêmicos, professor Marcello Campos. Em seguida, a diretora-adjunta de Pessoal, Vanda Borges, apresentará o Núcleo Psicossocial Acolhe Coppe. O encerramento, às 12 horas, será com a vice-diretora da Coppe, professora Suzana Kahn Ribeiro.

Ingressarão na Coppe/UFRJ, no primeiro trimestre letivo de 2021, 527 novos alunos, 365 nos cursos de mestrado e 162 no doutorado. No mestrado, as mulheres serão maioria dentre os novos egressos em três programas (Biomédica, Nanotecnologia, Produção).

Sobre a aula

A pandemia de Covid-19 exigiu uma imprevista e abrupta mudança para o ensino remoto, ao redor do mundo. Na palestra, o professor discutirá algumas das lições que foram relatadas em workshops de Ciências da Computação sobre ensino e aprendizagem durante a pandemia, e também olhará para o pós-pandemia.

Haverá o retorno para o modelo mais tradicional de ensino ou novas formas de ensino e aprendizado emergirão? Professor Kurose descreverá o novo Flexible Learning (Aprendizado Flexível), iniciativa lançada recentemente na Universidade de Massachusets, que visa aprimorar o ensino e aprendizagem tradicionais, presenciais, baseados em sala de aula, com pedagogia e tecnologia novas para engajar alunos que estejam fora do campus. Na palestra, serão descritos os vetores do Aprendizado Flexível e os desafios envolvendo a criação de uma experiência educacional completa que inclua muito mais do que apenas aprendizado de sala de aula.

James (Jim) Kurose é professor de Ciência da Computação e associate chancellor para parcerias e inovação na Universidade de Massachusetts Amherst. É membro da National Academy of Engineering dos Estados Unidos e fellow da Association for Computing Machinery (ACM) e do Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE). Foi diretor-assistente da National Science Foundation, de 2015 a 2019. Em sua trajetória acadêmica, Kurose recebeu uma série de prêmios, incluindo o IEEE Infocom Award, o ACM SIGCOMM Lifetime Achievement Award, o ACM Sigcomm Test of Time Award e a Medalha de Educação Taylor Booth da IEEE Computer Society. Com Keith Ross, é coautor do best-seller Computer Networking: a Top Down Approach (Ed. Pearson), atualmente em sua 8ª edição.

Sobre a Coppe

A Coppe é o maior centro de ensino e pesquisa de engenharia da América Latina. Nos seus mais de 100 modernos laboratórios, pesquisadores desenvolvem pesquisas de ponta e projetos que proporcionam contribuições significativas para o país, nos diferentes segmentos da engenharia. Muitos desses projetos resultaram em intenso processo de interação universidade-empresa, do qual a Coppe foi pioneira no Brasil.

No cenário internacional, a Coppe tem projetos em cooperação com as mais importantes e reconhecidas instituições científicas e tecnológicas. Muitos de seus docentes integram comitês e entidades de pesquisa de vários países e de órgãos multilaterais, como o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU. Desde 1992, a Coppe contribui para todos os relatórios de avaliação do IPCC. Com a expertise da Coppe nesta área, a UFRJ foi convidada a integrar a Aliança Global de Universidades sobre o Clima (GAUC), criada em 2019 e que reúne apenas doze instituições até o momento. A UFRJ é a única da América Latina a integrar a Aliança. Em 2009, inaugurou uma parceria com a Universidade de Tsinghua, na China, que resultou na criação do Centro China – Brasil de Mudança Climática e Tecnologias Inovadoras para Energia, sediado em Pequim.

Além disso, há 30 anos a Coppe desenvolve sistemas de informação e tecnologia de processamento de sinais que vêm sendo aplicados com sucesso nos principais experimentos do Large Hadron Collider (LHC), o acelerador do maior laboratório de física de partículas do mundo, o Cern, o qual investiga a origem do universo.

• Publicado em - 28/04/2021